O número de mortes decorrentes das fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril subiu para 151, segundo o balanço da Defesa Civil divulgado às 12h desta quinta-feira (16). O registro de desaparecidos, por outro lado, caiu para 104.
O número de pessoas fora de suas casas é de 615 mil, sendo que, desse total, 77.199 estão em abrigos e outros 538.167 estão desalojados. Ao todo, 2,2 milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelas enchentes em 460 de 497 municípios gaúchos.
Desde o fim de abril, pelo menos 76,6 mil pessoas foram resgatadas e um efetivo mobilizado para auxiliar as vítimas é de 27.651, além de 4.405 viaturas, 45 aeronaves e 340 embarcações.
A Defesa Civil também atualizou o balanço de animais resgatados. Segundo o órgão, desde o início das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, cerca de 11.932 foram resgatados.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas não retornem a estes locais. “O solo dessas localidades continua instável, com o terreno alagado e perigo de deslizamentos”, disse a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil.
Volta a chover e frio continua no Rio Grande do Sul
Depois de dois dias de tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul, a chuva deve voltar ao estado nesta quinta-feira (16).
Uma área de baixa pressão empurra a umidade da Amazônia em direção ao sul do país, incluindo Porto Alegre, Vale do Taquari e outras áreas inundadas pelas recentes enchentes. Há risco de temporais no norte do estado e no sul de Santa Catarina, e as temperaturas continuam baixas.
- Porto Alegre: mínima de 8°C e máxima de 14°C
- Santa Maria: mínima de 6°C e máxima de 12°C
- Lajeado: mínima de 9°C e máxima de 15°C
- São José dos Ausentes: mínima de 4°C e máxima de 15°C
- Uruguaiana: mínima de 9°C e máxima de 14°C
- Passo Fundo: mínima de 10°C e máxima de 19°C