Rio de Janeiro será a Capital Mundial do Livro em 2025, anuncia Paes

Diretor-geral da agência da ONU, Audrey Azulay, parabenizou o Rio e informou que acredita que a cidade cumprirá com os compromissos ao efetuara candidatura ao título

Da Redação

Bienal do Livro do Rio de Janeiro abre nesta sexta e celebra 40 anos
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para ser a Capital Mundial do Livro em 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes em publicação nas redes sociais. 

“Rio é escolhida pela UNESCO como Capital Mundial do livro em 2025!   Acabei de ser informado pela Diretora Geral da Instituição”, declarou o prefeito da capital fluminense ao compartilhar a carta enviada pelo diretor-geral da Unesco, Audrey Azula. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

“Tenho plena confiança de que o Rio de Janeiro cumprirá os compromissos que assumiu ao se candidatar a este prestigioso título. Além disso, esperamos que, sob sua orientação, a cidade desempenhe um papel ativo na promoção dos livros e da leitura, e tenha um impacto positivo nas taxas de alfabetização entre os jovens no Rio de Janeiro e arredores”, diz trecho do documento (leia a íntegra abaixo). 

A Unesco escolhe anualmente uma cidade para se tornar a Capital Mundial do Livro pelo período de um ano, geralmente iniciado em 23 de abril, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. O município que foi escolhido, após a aprovação da candidatura,, se compromete a promover a promoção do livro e leitura para as pessoas durante o ano. 

Leia a íntegra do documento 

"Prezado Sr. Prefeito,

Tenho o prazer de informar que após uma análise cuidadosa de sua candidatura e seguindo a recomendação do Comitê Consultivo, decidi nomear o Rio de Janeiro como a Capital Mundial do Livro de 2025.

Tenho plena confiança de que o Rio de Janeiro cumprirá os compromissos que assumiu ao se candidatar a este prestigioso título. Além disso, esperamos que, sob sua orientação, a cidade desempenhe um papel ativo na promoção dos livros e da leitura, e tenha um impacto positivo nas taxas de alfabetização entre os jovens no Rio de Janeiro e arredores. 

Mais informações sobre essa função serão comunicadas aos profissionais que você designou como coordenadores desta iniciativa. Na primeira oportunidade, o Rio de Janeiro e a UNESCO assinarão um Memorando de Entendimento estabelecendo esses acordos.

Com os meus sinceros parabéns e votos de sucesso na implementação das atividades planejadas para celebrar a Capital Mundial do Livro de 2025,

Atenciosamente,
Audrey Azulay."
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.