O Rio de Janeiro iniciou a flexibilização de medidas restritivas hoje. O prefeito, Eduardo Paes, afirmou que se o número de pessoas que procuraram atendimento nas unidades municipais de saúde com sintomas da Covid-19 aumentar, medidas mais duras vão voltar a ser adotadas na cidade. As informações são da Andrezza Buzzani, da BandNews FM.
A declaração foi nada nesta sexta-feira (9), durante a divulgação do 14° Boletim Epidemiológico do município. Mesmo com a flexibilização das restrições na capital, o prefeito reforçou que o momento ainda é de risco alto e que as regras devem sem cumpridas.
A partir desta sexta-feira (09), começam a valer as novas normas mais flexíveis, anunciadas na semana passada. A diferença entre o período anterior à pausa emergencial é o escalonamento do horário de funcionamento das atividades, para evitar a aglomeração nos transportes públicos.
Segundo o prefeito do Rio, a mudança aconteceu porque a curva que representa a procura de pessoas com sintomas da Covid-19 na rede de urgência e emergência municipal apresentou queda durante os 14 dias de pausa emergencial.
De acordo com o município, esses dados são usados como base para as restrições, em uma tentativa de antecipação, já que a prefeitura considera um prazo de 20 dias entra a pessoa contrair a doença e vir a óbito, nos casos graves.
Pelo novo decreto da Prefeitura do Rio, bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques da orla vão poder funcionar atendendo clientes sentados às mesas, até às 21h. Depois desse horário, apenas os serviços de entrega, retirada no local ou drive-thru ficam autorizados.
O comércio pode funcionar de 10h às 18h, enquanto o setor de serviços fica autorizado a abrir de 12h até às 21h. Nos shoppings, os estabelecimentos devem seguir os mesmos horários estabelecidos, segundo a prefeitura.
Órgãos não essenciais da Administração Pública funcionam de 8h às 17h.
Clubes poderão abrir até às 21h, com acesso às áreas de lazer permitido a partir das 11h.
Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, parques de diversões, aquários e jardim zoológico, poderão funcionar das 12h até as 21h.
A proibição de permanência nas ruas entre 23h às 5h fica mantida. Nas praias, parques e cachoeiras só estará permitida a prática de atividades físicas individuais.
O funcionamento de boates, atividades econômicas nas areias das praias, assim como feiras de ambulante e antiquários não está permitida. Eventos, festas, rodas de samba, em áreas públicas e particulares estão vetados. Também não está autorizada na cidade, a entrada de ônibus fretados com turistas.