Reunião entre Netanyahu e Abbas pode terminar em acordo de cessar-fogo em Gaza

Encontro entre Netanyahu e Abbas, no Cairo, pode resultar no desfecho das negociações para cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns israelenses

Por Moises Rabinovici

Reunião entre Netanyahu e Abbas pode terminar em acordo de cessar-fogo em Gaza
Reunião entre Netanyahu e Abbas pode terminar com acordo de cessar-fogo
MENAHEM KAHANA/Pool via REUTERS

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, foram convocados a uma reunião no Cairo que pode ser o desfecho das negociações para o cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns do Hamas, em troca de prisioneiros palestinos.

Dispensado de comparecer a seu julgamento por corrupção, nesta terça-feira (17), Netanyahu voou cedo ao Cairo, segundo a agência Reuters. Mas um porta-voz, em Israel, disse à imprensa que “o primeiro-ministro não está voando para o Cairo”.

O Hamas confirmou que um acordo de cessar-fogo será possível se Israel não fizer nenhuma nova exigência. As negociações, na semana passada, seguiam um desfecho em que 70 dias de cessar-fogo seriam observados em troca de cerca de 30 reféns idosos, mulheres, crianças e feridos, e a libertação de um número indefinido de prisioneiros.

Abbas, da AP, foi convocado de urgência ainda no Vaticano, onde se encontrou com o papa Francisco. Ele seguiria direto para o Cairo. O Hamas e a AP estavam trocando tiros desde ontem.

Dado como iminente, depois de meses de impasse, um acordo poderá ser assinado “nos próximos dias”. O presidente Joe Biden o queria antes de deixar a Casa Branca. E o presidente eleito Donald Trump o exigia até tomar posse, em 20 de janeiro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais