Retrospectiva 2024: de helicóptero desaparecido a enchentes no RS; reveja as grandes coberturas

Band exibiu acontecimentos marcantes de todos os cantos do Brasil na televisão, no rádio e nas plataformas digitais

Bruno Soares e Elisa Feres

Retrospectiva 2024: de helicóptero desaparecido a enchentes no RS; reveja as grandes coberturas
2024 foi marcado por grandes coberturas dos jornalismo da Band
Agencia Brasil

Logo após a virada de 2023 para 2024, um helicóptero desapareceu após decolar rumo ao litoral de São Paulo. Meses depois, o Brasil parou para ajudar o Rio Grande do Sul, destruído por enormes enchentes. 

Na metade do ano, a queda de um avião no interior paulista entrou para a lista de maiores acidentes aéreos da história, e o embate do bilionário Elon Musk com a Justiça brasileira ganhou as atenções do mundo. Próximo do fim, 2024 contou ainda com um aguardado desfecho do caso Marielle Franco. 

Entre um mês e outro, ondas de calor sem precedentes atingiram o país, provocaram incêndios de Norte a Sul e pintaram os céus com fumaça cinza. Em todos esses acontecimentos, a Band atuou com grandes coberturas na televisão, no rádio e nas plataformas digitais. Relembre abaixo.

Helicóptero desaparecido

Um helicóptero que saiu de São Paulo no dia 31 de dezembro de 2023 com destino a Ilhabela desapareceu horas após a decolagem. A bordo estavam piloto e três passageiros (mãe, filha e amigo da família).

Os destroços da aeronave foram localizados por uma força-tarefa 12 dias depois em uma mata fechada no município de Paraibuna, no Vale do Paraíba. Os quatro ocupantes morreram. As condições climáticas ruins foram apontadas como principal causa do acidente.

Enchentes no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio causaram “a maior catástrofe climática" da história do estado, segundo as autoridades. A capital ficou embaixo d’água com a inundação do Guaíba, assim como dezenas de cidades das regiões dos Vales e da Serra – entre elas, Eldorado do Sul, Muçum, Canoas, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Cruzeiro do Sul, Estrela e Roca Sales.

Imagens de cartões-postais submersos, como os estádios do Grêmio e do Internacional e o Mercado Público de Porto Alegre, estamparam o noticiário por meses. Cerca de 2,4 milhões de pessoas foram afetadas, sendo que 442 mil moradores tiveram que deixar suas casas, e mais de 180 morreram. 

E a sociedade civil se mobilizou: toneladas de doações chegavam dia após a dia a agências dos Correios, pontos de coleta e abrigos da região.

A água começou a baixar em maio, revelando cenários de destruição em cidades reviradas por lama e pilhas de entulhos. Alguns municípios seguem se reconstruindo.

Queda de avião da Voepass

As imagens gravadas e os dados recuperados revelaram que a aeronave despencou quatro mil metros em apenas dois minutos. O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não apontou as causas da queda, mas disse que os tripulantes relataram falha no sistema de quebra do gelo.

Todos os 62 ocupantes morreram. Este foi o acidente aéreo mais grave ocorrido em solo brasileiro desde a queda do Airbus A-320, voo 3045, da TAM, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em 2007.

Elon Musk x Alexandre de Moraes

Em abril deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi alvo de ataques do bilionário Elon Musk. Isso porque o dono da Tesla, Space-X e do X, o antigo Twitter, discordava de decisões que afetam perfis considerados desinformativos pela Justiça brasileira.

Musk chegou a dizer que o X não respeitaria as restrições impostas por Moraes e fechou o escritório da rede social no Brasil.

“O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes”, disse Elon Musk em nota.

A rede social saiu do ar no dia 31 de agosto após uma decisão de Moraes após Musk não indicar um representante na empresa no Brasil. O acesso foi retomado no dia 9 de outubro após o bilionário cumprir decisões judiciais.

Caso Marielle Franco

Em 31 de outubro, a Justiça condenou Ronnie Lessa a 78 anos, 9 meses e 30 dias de prisão e Élcio Queiroz a 59 anos, 8 meses e 10 dias. Eles também devem pagar R$ 706 mil de indenização para os parentes de Anderson e Marielle.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime.

Ondas de calor

Em São Paulo, os termômetros marcaram 39 graus em algumas cidades do interior e 34 graus no período mais quente do dia na região metropolitana.

Brasil em chamas e fumaça nas cidades

Em setembro, diversas cidades do país ficaram cobertas por fumaças dos incêndios que atingiram o Pantanal e a Amazônia. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, cerca de 60% do território brasileiro ficou coberto por fumaça.

O Brasil registrou quase 30 mil focos de incêndio no mês. Em Goiás foram registrados 117 focos de incêndio em Rio Verde, no sudoeste do estado. Em alguns casos a fumaça tomou conta das pistas e três acidentes foram registrados, deixando duas vítimas fatais. 

No Amazonas, a seca foi severa. 58 das 62 cidades ficaram em situação de emergência e mais de 330 mil pessoas foram afetadas. 

Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte enfrentou a maior estiagem dos últimos 40 anos, com quase cinco meses sem chuvas. O ano de 2024 também ficou marcado para Brasília: foram 164 dias sem chuva, maior período de estiagem desde a fundação de Brasília.

Veja a retrospectiva completa da Sala Digital Band Google

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais