Retrospectiva 2022: ano teve missão à Lua, 5G no Brasil e venda do Twitter

Avanços da ciência deixaram o ano de 2022 mais tecnológico, mas com gostinho de saltos importantes em 2023

Por Édrian Santos

Missão Artemis promete retornar com seres humanos à Lua Divulgação/Nasa
Missão Artemis promete retornar com seres humanos à Lua
Divulgação/Nasa

Em 2022, novidades tecnológicas ganharam o mundo. O chamado metaverso, a exploração espacial e a chegada do 5G ao Brasil estão entre os temas tecnológicos que bombaram neste ano. No universo das redes sociais, o destaque vai para a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk.

Metaverso

A palavra “metaverso” se popularizou entre 2021 e 2022, mas a tecnologia está em desenvolvimento há alguns anos. Aliado à inteligência artificial, o metaverso é um espaço on-line que permite a pessoas, empresas e até mesmo órgãos públicos fazerem coisas além da imaginação.

O boom aconteceu após evento do Facebook, em outubro do ano passado, quando o bilionário Mark Zuckeberg, proprietário da respectiva rede social, além do Instagram e WhatsApp, anunciou investimentos no metaverso. Depois disso, o nome conglomerado de redes sociais e aplicativo de troca de mensagens passou a se chamar “Meta”.

Uma votação aberta pela Universidade de Oxford colocou o termo “metaverso” como a segunda palavra do ano em 2022. Grandes multinacionais, como a Coca-Cola, já aderiram à tecnologia. A famosa marca de bebidas chegou a criar um sabor de refrigerante exclusivo para um jogo on-line.

5G no Brasil

Brasília se tornou a primeira cidade brasileira a receber a tecnologia 5G, responsável por fornecer internet de melhor qualidade. Na prática, a ideia de carros autônomos, sem motoristas enquanto estão em movimento, passa a ser possível. Cirurgias robóticas com o médico fora da sala de cirurgia também podem se tornar comuns.

O leilão do 5G aconteceu no final de 2021, período em que o governo federal arrecadou R$ 7 bilhões ao autorizar a exploração da tecnologia pelas operadoras de telecomunicações. Com a iniciativa, o Brasil passou a integrar a lista de mais de 60 países que possuem a rede da quinta geração de internet.

Em outubro, o Ministério das Comunicações confirmou que o 5G foi ativado em todas as capitais brasileiras. Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) foram as últimas a terem a tecnologia instalada.

Compra do Twitter

Não dá para falar em 5G sem mencionar redes sociais, até porque uma delas deu o que falar em 2022, o Twitter. Aconteceu uma novela em meio à troca de comando da gestão da plataforma vendida para o bilionário Elon Musk. Entre idas e vindas, ele assumiu o controle do microblog.

Decisões polêmicas tomadas por Musk viralizaram na rede social, como a reativação do perfil do ex-presidente americano Donald Trump, que teve a conta tirada do ar após questionar o processo eleitoral que deu vitória ao democrata Joe Biden. Além disso, suspendeu o perfil de jornalistas que divulgaram informações do empresário consideradas por ele como privadas.

Missão Artemis

A exploração espacial também foi destaque em 2022. O retorno do ser humano à Lua, depois de 53 anos, pode estar perto, pelo menos se depender da Nasa no que diz respeito à Missão Artemis. Inclusive, há expectativa de que a agência espacial americana possa levar a primeira mulher ao satélite natural da Terra.

Em dezembro, a Nasa concluiu uma das etapas da missão. A Cápsula Orion caiu no Oceano Pacífico após percorrer mais de 2 mil km em várias voltas na Lua. Agora, o próximo passo é analisar as condições físicas e dados relacionados à trajetória da nave. 

Depois disso, a Nasa pretende verificar se poderá ou não mandar algum ser humano para a Lua na mesma cápsula, em 2025.

Satélite fará estudo inédito

Mais recentemente, a Nasa e a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançaram um foguete com um satélite que coletará dados inéditos sobre mudanças climáticas. Corpos d’água serão escaneados, a fim de subsidiarem cientistas acerca dos movimentos dos oceanos, rios e lagos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais