Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta segunda-feira (8). A lista pode ser conferida na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Saiba como checar o resultado do pedido abaixo.
Se a solicitação foi negada, ainda é possível requisitar recurso para revisão. O candidato deve anexar documentos que comprovem o direito ao benefício. O resultado dos recursos será divulgado em 19 de maio.
A aprovação da gratuidade não garante a inscrição no exame. Todos que quiserem fazer o Enem precisam se inscrever no mesmo site, de 5 a 16 de junho. As provas acontecem em 5 e 12 de novembro.
Como conferir o resultado da isenção no Enem
- Acesse a Página do Participante clicando aqui.
- Coloque seu CPF e senha de cadastro do Gov.br.
- Se não foi aprovado, é possível entrar com recurso.
- Se o candidato estava isento no Enem 2022, mas não fez a prova, é necessário entrar na Página do Participante, clicar em "Recurso" e justificar a ausência com documento - por exemplo, um atestado médico. Sem essa etapa, o candidato perde o direito à isenção.
Como pedir recurso se isenção foi negada
Se o pedido foi negado, é possível entrar com recurso até sexta-feira (12). Para pedir análise, é necessário anexar documentos que comprovem a isenção. Para o candidato ter direito ao benefício, é necessário estar em um desses grupos:
- Alunos que estão no último ano do ensino médio, que estudam em escolas públicas;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.980);
- Quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.