Resultado do Enem é divulgado e site apresenta instabilidade nesta segunda-feira (13)

Exame é principal forma de entrar no ensino superior, seja em universidades públicas ou privadas

Da redação

Resultado do Enem é divulgado e site apresenta instabilidade nesta segunda-feira (13)
Enem
Agência Brasil

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já está disponível para consulta para participantes que concluíram o ensino médio. Com a divulgação nesta segunda-feira (13), usuários notificaram instabilidades no site do Inep, instituto que aplica o Enem. 

Segundo o portal Down Detector, os problemas começaram às 6h, quando as notas foram divulgadas. Nas redes sociais, estudantes afirmam que não conseguem acessar às notas e muito menos efetuar o login no sistema. 

Os treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova, só podem acessar às notas em até 60 dias, para não criar maior sobrecarga no site. 

Quem tem direito a acessar às notas pode consultar a Página do Participante, usando o login gov.br, com CPF e senha do candidato. 

Como usar a nota do Enem?

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Os estudantes podem concorrer vagas em universidades públicas e privadas, além de utilizar as notas para financiar mensalidades ou tentar bolsas em instituições privadas. 

Para universidades públicas, o estudante pode ser selecionado pelo Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. As inscrições acontecem entre 17 e 21 de janeiro, o resultado só será divulgado em 26 a 31 de janeiro. 

Para bolsas, o Programa Universidade para Todos, o Prouni, utiliza a nota do Enem para bolsas integrais ou parciais em instituições particulares. Além disso, há o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, programa que paga parte das mensalidades e, após a formatura, os estudantes pagam o financiamento. 

O exame também é aceito em dezenas de instituições internacionais. Somente em Portugal, 35 instituições aceitam as notas em processos de admissão. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais