Representantes da Ucrânia e da Rússia se encontram em Belarus

Os presidentes dos dois países, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, não estão presentes no encontro, o primeiro desde que o conflito começou na última quinta-feira (24)

Da Redação

Representantes da Ucrânia e da Rússia estão reunidos nesta segunda-feira (28) na fronteira com Belarus para tentar um acordo de paz. Os presidentes dos dois países, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, não estão presentes no encontro, o primeiro desde que o conflito começou na última quinta-feira (24). 

Inicialmente, o líder ucraniano havia decidido não enviar uma equipe para participar das conversas por considerar que não se tratava de um espaço neutro, mas mudou de ideia, ontem, após conversa com o líder de Belarus, Alexander Lukashenko, um dos aliados de Putin. 

O quinto dia de invasão da Rússia à Ucrânia começou com menos ataques militares, mas os combates continuam, principalmente, nos arredores da capital Kiev e de Kharkiv, a segunda maior do país. 


Segundo o governo ucraniano, a maioria das tropas russas está a cerca de 30 quilômetros de Kiev e o controle da capital continua com as autoridades locais. 

Enquanto isso, a União Europeia estima que sete milhões de pessoas já precisaram se deslocar de suas casas por causa do conflito. 

Hoje, a ONU informou que 420 mil pessoas já deixaram a Ucrânia nos últimos cinco dias. De acordo com as Nações Unidas, 102 foram mortos e 304 ficaram feridos. Já as autoridades ucranianas falam em 352 mortos e 1.684 feridos. 

Vídeo: delegações se encontram e iniciam diálogo

Vídeo: "muitas pessoas armadas", diz Yan Boechat 


Uma reunião de emergência da Assembleia Geral das Nações Unidas será realizada hoje, a partir do meio-dia, no horário de Brasília. O encontro terá a participação de todos os 193 países-membros.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais