Imagens transmitidas ao vivo pela emissora de TV turca A Haber nesta segunda-feira (6), durante terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, mostram o momento em que o repórter Yüksel Akalan ajuda uma criança a sair de uma área de risco momentos antes de um desabamento. O prédio caiu como consequência de um forte terremoto que atingiu a cidade de Malatya, no Sudeste da Turquia.
Os tremores deixaram milhares de mortos e feridos. Às 4h17 desta segunda (22h17 de domingo no horário de Brasília), aconteceu o primeiro terremoto, de magnitude 7,8 graus na Escala Richter, que gerou abalos sentidos até na Groenlândia.
Akalan estava transmitindo ao vivo, junto com outro jornalista, Esra Arpa, que se emocionou ao falar sobre o momento. "Foi muito difícil, estávamos indo para o hotel e seguiríamos a transmissão de lá. Mas houve um abalo secundário, e, de repente, estávamos na zona do terremoto. Do nada, estávamos no meio dos escombros e nuvens de poeira. Foi um momento de horror", relatou Arpa ao canal A Haber.
Mais de 40 réplicas foram registradas desde o terremoto principal, a última delas de magnitude 7,7 graus.
O terremoto deixou um rastro de destruição nos dois países, e milhares de pessoas estão desaparecidas.