O aumento dos casos de gripe na cidade do Rio de Janeiro levou a uma verdadeira corrida para as farmácias. Difícil é encontrar o Tamiflu, um dos principais medicamentos de combate à influenza. O remédio é um retroviral indicado para impedir a ação do vírus da influenza.
A equipe de reportagem da BandNews FM foi até uma farmácia em Copacabana, na zona sul, em que a última caixa do medicamento foi vendida no dia 30 de novembro. Um novo pedido foi feito, mas até agora não chegou. As distribuidoras alegam que o remédio está em falta.
A aposentada Isabel Christina, foi em três farmácias em busca de um medicamento para a filha que está gripada, mas não encontrou.
As farmácias também registraram um aumento nos últimos dias na procura de outros remédios que contém vitamina C e corticoides. É o que relata a farmacêutica Manoela Costa.
Na última quinta-feira (09), o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, admitiu pela primeira vez que o Rio vive uma epidemia de gripe, o que significa que o vírus circula em diversos bairros e atinge uma grande parcela da população.