Rei Charles III, William e Kate cumprimentam admiradores na véspera da coroação

Coroação será neste sábado (6), em Londres, com presença de vários chefes de estado, inclusive o presidente Lula

Da redação

O Rei Charles III cumprimenta fãs na frente do Palácio de Buckingham, em Londres
Tony Merville/Reuters

O Rei Charles III cumprimentou a multidão de admiradores acampados na porta do Palácio de Buckingham, em Londres, um dia antes da coroação oficial como monarca do Reino Unido. O príncipe William e a princesa Kate Middleton também conversaram com os fãs.

Neste sábado, Charles III será oficialmente coroado como rei do Reino Unido, com presença de vários chefes de estado, inclusive o presidente Lula. Apesar de já ter sido declarado monarca do país pelo parlamento, a cerimônia é um ato extremamente simbólico e contará com a presença de celebridades e chefes de estado de vários locais do mundo. 

A festa promete contar com música e também com uma boa dose de drama, já que também exporá novamente alguns problemas que cercam a Família Real britânica.

A cerimônia é cercada de ritos cuidadosos. Por exemplo, o monarca será abençoado com um óleo sagrado de 400 anos, que guardado dentro de uma escultura de ouro chamada de Ampulla. Ela possui o formato de uma águia e foi criada em 1661. 

Príncipe William cumprimenta as pessoas (Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters)

O óleo é composto por esperma de baleia, âmbar cinza, extrato da glândulas de um gato africano, rosa, azeite de oliva, jasmim, flor de laranjeira e canela.

O rei também se sentará em um trono histórico, que foi criado em 1300 pelo rei Edward I. Nele, ele terá a coroa colocada na cabeça. A peça, inclusive, chegou a ser pixada por um turista há alguns séculos, que escreveu: “P Abbot dormiu nessa cadeira em 6 de julho de 1800”.

A princesa Kate conversa com as pessoas (Foto: Maja Smiejkowska/Reuters)

Além disso, o monarca terá colocado em seu dedo um anel que simboliza seu “casamento” com o Reino Unido. A joia é composta por diamante, safira e rubis.

Haverá ainda uma procissão militar e a carruagem real fará um trajeto até a abadia de Westminster, onde ocorrerá a cerimônia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.