Rei Charles III deixa hospital em Londres após cirurgia de próstata

Monarca deu entrada no hospital em 26 de janeiro para realizar o procedimento de correção de próstata aumentada. O Palácio de Buckingham afirmou que a condição do rei é benigna

Da Redação

Rei Charles III deixa hospital em Londres após cirurgia de próstata
Rei Charles III deixa hospital em Londres ao lado da rainha Camilla
REUTERS/Hannah McKay

O rei Charles III recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (29) após ser submetido a uma cirurgia para correção de próstata aumentada, informou o Palácio de Buckingham. Mais cedo, a família real anunciou que a princesa de Gales, Kate Middleton, também já está em casa após procedimento abdominal

O monarca deu entrada no hospital em Londres em 26 de janeiro para realizar o tratamento. O Palácio de Buckingham afirmou que a condição do monarca é benigna. 

Charles deixou o hospital ao lado da esposa, a rainha Camilla, e acenou para as câmeras antes de entrar no carro. O Palácio de Buckingham declarou que o rei irá reagendar os compromissos públicos “para permitir um período de recuperação privada”.

“Obrigado a todos que enviaram seus votos de boa sorte durante a internação do rei no hospital. Sua Majestade está encantada com o fato do seu diagnóstico estar tendo um impacto positivo na sensibilização para a saúde pública”, escreveu o Palácio de Buckingham em comunicado. 

O diagnóstico do monarca foi divulgado em 17 de janeiro após realizar um check-up em Birkhall, na Escócia. Segundo o The Guardian, rei Charles apresentava sintomas. Ele divulgou os detalhes do diagnóstico para encorajar outros homens que possam estar com sintomas a fazerem exames e fazerem tratamento. 

Problemas de próstata são comuns em homens com mais de 50 anos. O aumento benigno da próstata não é câncer e geralmente não representa uma ameaça séria à saúde, segundo o site do Sistema de Saúde da Inglaterra (NHS, na sigla em inglês). 

A causa do aumento benigno da próstata é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada a alterações hormonais à medida que os homens envelhecem. Inicialmente, os médicos aconselham mudanças no estilo de vida, como beber menos álcool, cafeína e refrigerantes, medicamentos para reduzir o tamanho da próstata e relaxar a bexiga também podem ser recomendados.

Kate Middleton

A princesa de Gales, Kate Middleton, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (29) após passar 13 dias internada devido a uma cirurgia abdominal e já está em Windsor, na Inglaterra, informou o Palácio de Kensington, casa oficial de Kate e de seu marido, o príncipe William. 

“A princesa de Gales voltou para casa em Windsor para continuar a recuperação da cirurgia. Ela está tendo boa recuperação. O príncipe e a princesa agradecem imensamente toda a equipe da The London Clinic, especialmente à dedicada equipe de enfermagem, pelo cuidado. A família Wales continua grata pelos votos de boa sorte que recebeu de todo o mundo”, escreveu o porta-voz do Palácio de Kensington em comunicado. 

Kate Middleton só deve retornar os compromissos oficiais depois da Páscoa, ou seja, em abril, por recomendações médicas. Na ocasião, a princesa de Gales pediu desculpas por adiar a agenda e “espera remarcar o maior número possível, o mais rápido possível”.

O Palácio de Kensington não divulgou os motivos da cirurgia, só que era um procedimento cirúrgico planejado. “A princesa de Gales aprecia o interesse que esse comunicado gerará. Ela espera que o público entenda seu desejo de manter o máximo de normalidade possível para seus filhos e seu desejo de que suas informações pessoais médicas continuem privadas”, diz trecho do comunicado do Palácio de Kensington em 17 de janeiro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais