O rei Charles III e a rainha consorte Camila serão coroados neste sábado (6) em uma cerimônia conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade da Igreja Anglicana, na Abadia de Westminster, em Londres.
A expectativa é que a cerimônia seja mais curta e mais diversa ao comparar com a coroação da mãe de Charles, a rainha Elizabeth II, que morreu em setembro do ano passado. A família real convidou cerca de duas mil pessoas, mas a lista de convidados não foi divulgada.
Veja o que se sabe sobre os convidados para a coroação
A cerimônia na Abadia de Westminster contará com a presença de líderes políticos, monarcas, pessoas que representam a diversidade do Reino Unido e membros da família real britânica.
O príncipe e a princesa de Gales, William e Kate Middleton, estarão presentes na coroação, assim como os irmãos de Charles, a princesa Anne e o duque de Edimburgo, Edward.
Em abril, o príncipe Harry confirmou que vai comparecer à coroação do pai, rei Charles III, segundo o Palácio de Buckingham em comunicado. Porém, sem a esposa Meghan Markle, a duquesa de Sussex, e os filhos, príncipe Archie e a princesa Lilibet, que ficarão nos Estados Unidos.
Os netos de Charles e de Camila estarão presentes e devem participar da cerimônia, como é o caso do príncipe George, de 9 anos, que é o segundo na linha de sucessão ao trono - atrás do pai, o príncipe William - será um dos pajens a acompanhar o rei.
Líderes mundiais
A cerimônia de coroação do rei Charles III contará com a presença de líderes mundiais como a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, com o presidente francês Emmanuel Macron, além do presidente brasileiro Lula.
Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, informou que não comparecerá à coroação, mas será representado por sua esposa, a primeira-dama Jill Biden.
Outros monarcas também comparecerão à cerimônia como o rei Felipe VI e a rainha Letizia da Espanha e os príncipes Federico e Maria, da Dinamarca.