O Canal Livre do próximo domingo (11) vai debater o relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária da Câmara dos Deputados e o relacionamento entre o governo federal e a casa legislativa. O programa recebeu o deputado federal por Minas Gerais e coordenador dos trabalhos, Reginaldo Lopes.
O deputado destacou que a reforma tributária conseguiu um alinhamento entre Câmara e Senado, mesmo com as dificuldades de articulação do Governo no Congresso.
“A Reforma Tributária teve um alinhamento político muito interessante. Um alinhamento da Câmara com o Senado, pela primeira vez, depois de 40 anos. Ela iniciou na Câmara dos Deputados com prazo, ou seja, o primeiro semestre. E ela vai ser aprovada e nós vamos encaminhá-la para o Senado no segundo semestre com o mesmo prazo. Isso representa um alinhamento do Congresso com o governo do Presidente Lula”, disse.
Segundo o jornalista Fernando Mitre, o conflito entre os entes federados, o que é do estado, da União e dos municípios, sempre fez com que a Reforma tributária empacasse. O deputado falou sobre esse entrave que parece solucionado.
“Nós conversamos com todos os governadores através do fórum nacional de governadores, mas também visitamos as regiões. Hoje ele se organiza pelos consórcios, então através dos consórcios, nós ouvimos as reivindicações específicas regionais. E no fórum nacional, os pontos de convergência. Então, do ponto de vista conceitual, todos os governadores apoiam uma reforma tributária”, afirmou.