Com a vida agitada na sociedade moderna, não são todos os alemães que fazem as deliciosas plätzchen, bolachinhas de Natal dos mais variados formatos e enfeitadas com todo capricho. Mas quem tem criança em casa, geralmente não perde a oportunidade de fazer os biscoitos natalinos usando forminhas e criatividade na hora de decorar os doces.
As bolachinhas, aliás, servem para consumo próprio, para oferecer às visitas ou então, embaladas com bom gosto e imaginação, para se dar de presente. Uma receita básica para a massa você pode consultar no link abaixo.
Em vez de peru, ganso assado
Ganso assado não é somente um prato festivo para a noite de Natal na Alemanha. Todos os anos, ele faz parte do cardápio da nação desde 11 de novembro, dia de São Martinho. Conta-se que o santo que não queria ser bispo se escondeu entre os gansos, quando foram buscá-lo, mas as aves delataram o seu esconderijo com seu alarido.
Ingredientes: 1 ganso de aproximadamente 4 quilos com seus miúdos, sal e pimenta, 440 gramas de castanhas cozidas e descascadas, 3 maçãs vermelhas grandes, 1 pão francês, 1 colher de chá de manjericão seco (no Brasil pode-se usar folhas de manjericão fresco), 1 colher de chá de artemísia (se não achar, use estragão), meio litro de caldo de galinha, 2 colheres de manteiga, 1 colher de açúcar, 250 ml de vinho tinto, 3 colheres de creme (ou leite) e maizena para engrossar o molho.
Preparo: Lavar e secar o ganso, inclusive por dentro, retirar toda gordura solta no seu interior. Esfregar sal e pimenta por dentro e por fora. Preparar primeiramente o recheio. Descascar as cebolas, cortá-las em pedacinhos e refogá-las no óleo. Acrescentar os miúdos cortados, uma maçã descascada e picada em pedacinhos, as castanhas e o pão francês esmigalhado (pode ser substituído por 6 colheres de farinha de rosca). Temperar com sal, pimenta, manjericão e estragão. Os miúdos não precisam estar totalmente cozidos. Rechear o ganso e fechá-lo com agulha e linha ou pequenos espetinhos de metal.
Assar: Ele deve ser assado a 175ºC em uma forma refratária, entre 4 e 5 horas. Molhá-lo a cada 15 minutos com o próprio caldo. Se o caldo acabar logo, continuar regando com salmoura. Algumas receitas recomendam temperaturas mais fortes durante meia hora (240 graus), e que se diminua o fogo depois para 140 graus. Isso garante um ganso mais macio. Para dourá-lo pode-se elevar o fogo no final. Nos últimos dez minutos, acrescentar as maçãs partidas ao meio (com casca) e com um pouco de açúcar. Para fazer o molho, tirar o excesso de gordura do caldo.
Molho: Retirado o ganso, o molho pode ser preparado na própria forma, acrescentando-se água e o vinho. Dissolver a maizena no leite para engrossar, temperar com sal e pimenta. O ganso é servido com repolho roxo e kartoffelklösse, uma espécie de bola de massa de batata, cozida em água. Batatas cozidas são outra alternativa.
Outras receita natalinas alemãs:
Ganso assado recheado
Ingredientes
Um ganso para seis pessoas
100 gramas de castanhas descascadas cozidas
4 maçãs
100 gramas de passas
300 gramas de carne moída
Sal e pimenta
Canela em pó
200 gramas de nata
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Preparo
Refogar na manteiga 100 gramas de castanhas descascadas cozidas, quatro maçãs em cubinhos e 100 gramas de passas. Acrescentar 300 gramas de carne moída e refogar. Temperar com sal, pimenta e canela. Colocar o recheio no ganso, costurar a extremidade e assar em forno pré-aquecido a 250ºC por 20 minutos.
Baixar o calor para 190ºC e assar por mais três horas. Espetar com um garfo a pele sob as coxas para escoar a gordura. A cada 15 minutos, regar o ganso com o próprio molho. Por fim, retirar a gordura do molho e engrossá-lo com nata e farinha. Servir o ganso com o molho, repolho roxo e Klösse (almôndegas de batata cozidas na água).
Estrela de Canela (Zimtsterne)
Ingredientes
4 claras
250 gramas de açúcar de confeiteiro
400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas
2 colheres de chá de canela em pó
Açúcar cristal
Bater as claras em neve bem firme e juntar o açúcar de confeiteiro. Retirar quatro colheres de sopa da mistura e reservar. Ao restante, acrescentar as nozes e a canela, sovando bem.
Fazer uma base de açúcar cristal em uma superfície lisa e abra a massa com um rolo (1/2 cm). Moldar as estrelas e deixá-las secar sobre papel manteiga por cerca de duas horas. Cobrir com a mistura reservada. Assar em forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 20 minutos.
Receita básica de butterplätzchen (bolachinha de manteiga)
Ingredientes:
540 gramas de farinha, 360 gramas de manteiga macia, 2 pacotinhos de açúcar de baunilha, casca ralada de um limão, 1 pitada de sal, 4 gemas e 180 gramas de açúcar de confeiteiro.
Modo de preparo: Bater a manteiga com o açúcar de baunilha, a casca de limão, o sal e bater até ficar cremoso. Aos poucos, acrescentar as gemas e o açúcar de confeiteiro. Por último, juntar a farinha previamente peneirada. Não é necessário bater muito. Esta massa básica pode ser modificada para algum tipo especial de bolachinha, bastando acrescentar mais algum ingrediente, como coco ralado, por exemplo.
A massa deve ser aberta com o rolo sobre uma superfície pulverizada com farinha. As bolachas cortadas com forminhas devem ser colocadas sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Assar em fogo brando (de 12 a 15 minutos).
Maçã assada
4 maçãs
suco de um limão
100 gramas de marzipã
50 gramas de passas
350 gramas de manteiga
250 ml de suco de maçã ou vinho
100 gramas de mel
200 gramas de farinha de trigo
150 gramas de açúcar
100 gramas de avelãs moídas
Lavar as maçãs, retirar os miolos e os caroços e cortar a parte de cima como uma tampa. Molhar com suco de limão. Misturar o marzipã com as passas e rechear as maçãs com esta massa. Derreter 200 gramas da manteiga e acrescentar o suco de maçã (ou vinho) e o mel. Despejar numa forma refratária e dispor as maçãs por cima. Fazer então uma farofa com farinha, açúcar, avelãs e o restante da manteiga. Distribuir esta farofa sobre as maçãs. Assar em forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos.
Vinho Quente (Glühwein)
1 litro de vinho tinto
De ½ litro a 1 litro de água
Açúcar a gosto
1 pau de canela
Cravos da índia inteiros
Casca de laranja ou de limão
Rum ou Vinho do Porto a gosto
Reunir todos os temperos em um saquinho de gaze ou pano, colocá-los para ferver na água com o vinho e o açúcar. Servir quente.
Autor: Roselaine Wandscheer (Neusa Soliz)