Receita Federal notifica MEIs com impostos atrasados

Quem não pagar os impostos atrasados será excluído do Simples já em janeiro

Bruna Carvalho

São quase 400 mil microempreendedores individuais inadimplentes em todo o país. 56 mil apenas no estado do Rio de Janeiro.

O total de dívidas ultrapassa R$ 2,25 bilhões. Quem já foi notificado pela Receita tem 30 dias pra pagar os valores pendentes. Quem não recebeu o comunicado tem prazo até o final do ano.

Os microempreendedores individuais que não regularizarem a situação poderão ser excluídos do Simples Nacional e ter o CNPJ cancelado. Caso isso aconteça todas as pendências vão passar para o CPF vinculado ao cadastro, o que pode dificultar a realização de empréstimos e financiamentos.

Para não perder o CNPJ, é preciso entregar a Declaração Anual do Simples Nacional.  Quem não pagar os impostos atrasados será excluído do Simples já em janeiro, o que aumenta a tributação. 

O empreendedor pode consultar as pendências pelo Portal do Simples ou pelo App MEI. Se o débito já estiver na dívida ativa da Receita Federal, é possível aderir ao parcelamento com prazo de até 60 meses.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.