Notícias

Receita Federal apreende quase 15 toneladas de lixo hospitalar em Recife

Ação ocorreu no Porto de Saupe; material veio de Portugal e continha dispositivos para administrar medicações, mangueiras e bolsas para sangue

Da redação

Receita Federal apreende quase 15 toneladas de lixo hospitalar em Recife
Reprodução/Receita Federal

A Receita Federal apreendeu um contêiner com 14,8 toneladas de lixo hospitalar no porto de Saupe, na Grande Recife. Entre os objetos, dispositivos utilizados para administrar as medicações endovenosas, mangueiras e bolsas para sangue estavam no contêiner vindo de Portugal. 

A Alfândega da Receita Federal informou que a carga, considerada suspeita, foi declarada pelo importador como “polímeros de cloreto de vinila”, mas na realidade eram resíduos hospitalares. 

A vistoria e apreensão ocorreu na última sexta-feira (17), mas a notícia só foi divulgada nesta quinta (23). Segundo a Receita Federal, a mercadoria não pode ser importada e ficará apreendida até que o importador seja intimado para providenciar a devolução dos itens ao exterior. 

Em nota, a delegada da Alfândega do Recife lembrou que houve um caso semelhante. "Em 2011 um importador recebeu alguns contêineres com lençóis hospitalares usados. Em 2021, outra ocorrência chamou a atenção pois estávamos no meio de uma pandemia e o material podia ter sido utilizado, inclusive, em pacientes. O caso atual nos chama a atenção pela proximidade das festividades carnavalescas”, afirmou. 

Os nomes das pessoas e empresas envolvidas não foram divulgados devido ao sigilo fiscal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais