A Receita Federal frustrou os planos de uma quadrilha que tentava enviar 503kg de cocaína através do Porto de Santos. A apreensão ocorreu nesta terça-feira (9) e a droga estava escondida em meio a um carregamento de café, que tinha destino a Alemanha.
A droga foi interceptada durante a execução de trabalhos de rotina, vigilando e repreendendo tráfico internacional em Santos. Na ação, os agentes identificaram a contaminação em um dos contêineres, que obrigou o descarregamento de 20 toneladas de café para acessar os pacotes de cocaína.
A seleção de cargas vistoriadas pela Receita Federal utiliza critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de scaner. Cães farejadores também são utilizados pela Receita Federal.
“Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União e para realizar a perícia no local dos fatos, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial", informa nota da Receita Federal.