O décimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, decolou de Beirute, capital do Líbano, às 13h18 (horário de Brasília) desta segunda-feira (4). A aeronave deve pousar na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta terça (5).
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave da FAB repatriou 213 passageiros, incluindo seis crianças de colo e quatro animais de estimação.
Em um mês da Operação Raízes do Cedro, ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já foram resgatados do Líbano 2.071 pessoas e 24 animais de estimação.
A operação também conta com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal, que apoiam os repatriados na chegada em Guarulhos, São Paulo.
Cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano. Desses, três mil manifestaram interesse na repatriação para fugir do conflito envolvendo Hezbollah, Hamas e Israel, segundo o Itamaraty.
“O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno”, informou a pasta em nota.