O governo da Escócia publicou a certidão de óbito da rainha Elizabeth II. Segundo o órgão responsáveis pelos registros de nascimentos e mortes daquele país, a monarca do Reino Unido morreu devido à idade avançada, 96 anos. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (29).
Segundo o secretário-geral da Escócia, Paul Lowe, a morte foi registrada em Aberdeenshire, em 16 de setembro, uma semana depois de o Palácio de Buckingham anunciar o falecimento da rainha no Palácio de Balmoral, na Escócia.
A morte da rainha
A morte de Elizabeth II foi anunciada no dia 8 de setembro pelo Palácio de Buckingham. Na época, a imprensa britânica já alertava sobre possíveis problemas de saúde da monarca.
A então princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.
A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.