Rabino: Lula diz que 8/1 é 'desrespeito à democracia' e defende urna eletrônica

Presidente brasileiro publicou um artigo na página de opinião do jornal americano Washington Post desta terça-feira (9)

Por Moises Rabinovici

Rabino: Lula diz que 8/1 é 'desrespeito à democracia' e defende urna eletrônica
Lula durante evento que marcou um ano do 8 de janeiro
Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Lula assina um artigo na página de opinião do jornal Washington Post desta terça-feira (9). No momento em que o li, já havia 534 comentários de leitores, a maioria positiva. Um deles disse que preferia votar no Lula do que em Biden.

No artigo, Lula descreve o 8 de janeiro e o compara ao 6 de janeiro no Capitólio, ambos "um desrespeito à democracia". Defendeu a urna eletrônica brasileira, que "políticos extremistas tentaram desacreditar". E aí começa o ufanismo, com loas à queda do desmatamento na Amazônia, ao combate à pobreza, ao crescimento da economia… 

Também, algumas lições ao mundo: "As sociedades estão a ser dominadas pelo individualismo e as nações estão a distanciar-se umas das outras, tornando difícil promover a paz e enfrentar problemas complexos: a crise climática; a insegurança alimentar e energética; as tensões geopolíticas e as guerras; o crescimento do discurso de ódio e da xenofobia."

E mais: "A desigualdade serve de terreno fértil para o extremismo e a polarização política. Quando a democracia não consegue assegurar o bem-estar das pessoas, os extremistas procuram desacreditar o processo político e promover a descrença nas instituições."

Lula ainda critica as Big Techs:  "O modelo de negócio das Big Tech, que dá prioridade ao envolvimento e à procura de atenção, promove conteúdos inflamatórios e reforça o discurso extremista, favorecendo forças antidemocráticas que operam em redes coordenadas a nível internacional." 

No final, ele lembra o almoço com Biden em setembro de 2023 e a presidência do G20, que o Brasil assumiu no mês passado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais