Rabino: Israel ataca bases a oeste e sul de Teerã

Rabino: Israel ataca bases a oeste e sul de Teerã
Israel confirma ataques em retaliação ao Irã
Reprodução

Explosões se alastram pelo Irã. Agora são ouvidas em Isfahan, Mashhad e Curdistão. A Agência Fars, afiliada à Guarda Revolucionária do Irã, informa que várias bases militares foram atacadas a oeste e sul de Teerã. O aeroporto internacional Iman Khomeini está operando. Os israelenses estão assistindo os ataques ao vivo pela TV.

Neste momento, Teerã vive momentos de silêncio. Os iranianos não receberam nenhuma orientação do que deveriam fazer em caso de ataque de Israel, esperado há 25 dias. As duas maiores potências militares do Oriente Médio estão pela primeira vez em ataques diretos, desde a chuva de 200 mísseis balísticos do Irã em setembro.  

Até agora, a guerra era travada com as forças mantidas pelo Irã contra Israel, como o Hamas, em Gaza, o Hezbollah, no Líbano, os Houthis, no Iêmen, e algumas milícias espalhadas pelo Iraque e Síria. 

Não há notícias de disparos do sistema de defesa antiaéreo iraniano, mas talvez porque as informações estão surgindo de fontes israelenses ou norte-americanas. O líder supremo aiatolá Khameney havia posto seu exército e os Guardas da Revolução Iraniana em prontidão para responder à retaliação israelense.  

Em Tel-Aviv o porta-voz Hagari diz que Israel está preparado tanto para atacar quanto para se defender.

As FDI não divulgaram nenhuma orientação especial aos israelenses. Curiosamente, os iranianos ouviram as explosões, depois que aconteceram, mas, antes, nenhum barulho de mísseis ou caças bombardeiros. O jornal Maariv, israelense, informou que houve explosões no aeroporto Imam Khomeini e que o espaço aéreo do Irã foi fechado.  

Segundo a mídia síria, a defesa aérea em Damasco confrontou “alvos hostis”. Explosões também foram ouvidas no Iraque. Mas não havia aviões sobrevoando nenhum dos dois países — atacados, talvez, e se atacados, por drones ou mísseis balísticos.

Uma das cidades em que explosões foram registradas no Irã é Karaj, onde há uma usina nuclear. Israel se comprometeu com os EUA que não atacaria infraestrutura petrolífera ou nuclear.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais