Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, era delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo. Ele morreu após reagir a uma tentativa de assalto no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista.
Mauro caminhava ao lado da esposa, que também é delegada, quando foi abordado por um motoqueiro e foi atingido por dois disparos. O criminoso levou sete tiros.
Com 35 anos de carreira, Mauro era de família de policiais - o irmão e o pai também são delegados. Antes de atuar na capital paulista, Mauro foi delegado seccional em Sorocaba, no interior do estado, entre os anos de 2021 e 2023.
No momento da abordagem, o motoqueiro desce da moto estacionada e tenta tirar um cordão de ouro que o delegado usava. Mauro se abaixa, saca a arma e dispara contra o criminoso, que revida.
A esposa de Mauro, ao perceber os disparos, pega a arma do marido, desarma o bandido que já estava no chão e percebe que o marido havia sido atingido. Imagens de uma câmera de segurança registraram o caso.
Nas filmagens, Mauro Soares aparece de camiseta laranja e o bandido, vestido de preto e com capacete, levou sete tiros e está internado.