A cantora de jazz Samara Joy foi a ganhadora do Grammy de Artista Revelação de 2023, vencendo a carioca Anitta na categoria da premiação na noite de domingo, 5.
Por conta disso, a artista norte-americana recebeu uma enxurrada de comentários agressivos nas redes sociais. “Devolva o prêmio da Anitta", disparou um internauta. Houve também quem debochasse do fato de a cantora ter pouco mais de 160 mil seguidores em seu Instagram.
Biografia de Samara Joy
Samara Joy McLendon nasceu em 1999 em Nova York, nos Estados Unidos. A cantora cresceu no Bronx, bairro considerado como o berço do rap e do hip hop e conhecido por ser culturalmente diverso.
A ligação da artista com a música vem da família, que tem carreira no gospel. Os avós, Elder Goldwire e Ruth McLendon, fizeram parte de um grupo do gênero chamado Savettes. O pai é um cantor e compositor que participou de turnês de Andraé Crouch, considerado pai do gospel moderno. Crouch trabalhou com artistas como Madonna, Elton John, Michael Jackson, além de ter recebido uma indicação ao Oscar pela trilha sonora de A Cor Púrpura, filme de Steven Spielberg.
Joy seguiu os passos de seus familiares e cantou na igreja. Ainda durante o Ensino Médio, ganhou um prêmio de melhor vocalista de jazz em uma competição binacional, com participantes dos Estados Unidos e Canadá. Na universidade, escolheu cursar Estudos de Jazz e deu prosseguimento na pesquisa e performance no gênero.
No TikTok, a cantora tem mais de 200 mil seguidores. O vídeo em que comemora as indicações ao Grammy tem quase 4 milhões de visualizações. O primeiro vídeo viral da artista foi de uma performance de "Take Love Easy", música da lenda do jazz Ella Fitzgerald.
Obra de Samara Joy
O álbum que rendeu dois Grammys para a artista se chama "Linger Awhile" e é o segundo da cantora. Ela ganhou nas categorias Artista Revelação e Melhor Álbum de Jazz com Voz.
"Vocês aqui me inspiraram por serem os artistas que vocês são, autênticos. Então chegar aqui por simplesmente ser quem eu sou me deixa extremamente grata", Joy discursou após receber o prêmio. A cantora também lembrou e agradeceu a trajetória de seus familiares na música.
Quem ganhou o maior prêmio do Grammy 2023?
O grande prêmio da noite, Álbum do Ano, ficou com o inglês Harry Styles, por "As it Was". Beyoncé bateu um recorde histórico: tornou-se a artista com mais Grammys na história da premiação ao conquistar seu 32º gramofone. No entanto, a cantora não levou nenhuma das categorias principais nesta edição.