Conhecido por lançar grandes nomes do rock nacional, como Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr., o produtor musical Rick Bonadio, de 54 anos, dividiu opinões na rede social X (antigo Twitter) nesta segunda-feira (22), após criticar artistas que apoiam alguma causa. O paulista, que começou a carreira na música na década de 80, entrou nos assuntos mais comentados do site.
"Precisamos urgentemente de artista novos que NÃO seja militantes de nada. Que sejam contra a manada, contra o sistema, contra tudo até, mas que tragam algo novo de verdade", escreveu o dono da Midas Music, estúdio de gravação localizado em São Paulo.
"Rick Bonadio, é um dos clássicos dinossauros do mercado musical, cheio de acessos e contatos, mas que não entende que fazer música também sobre se comunicar com o seu tempo", respondeu uma internauta. "A verdade é que poucos tem a coragem que o Rick Bonadio tem de meter o dedo na ferida", comentou outro, em concordância com o produtor.
Não é a primeira vez que o empresário desperta críticas nas redes sociais. Em 2021, ele foi rebatido por Anitta após criticar o uso de funk pela cantora Cardi B durante uma apresentação no Grammy.
Na premiação, a rapper norte-americana incluiu um remix de 15 segundos do DJ carioca Pedro Sampaio em sua faixa "WAP", que ganhou prêmios de música e vídeo do ano pela MTV. Rick, então, disse que o ritmo brasileiro o envergonhava.
"O barulho que fizeram por causa de 15 segundos de funk na apresentação de Cardi B me deixa com vergonha. Precisamos exportar música boa e não esse 'fica de quatro'", escreveu.
"Tenho uma sugestão top pra você também. Escolhe um ritmo brasileiro à sua altura, faz uma música e exporta pro mundo", respondeu Anitta na ocasião. As cantoras Clarice Falcão, Lexa e Valesca Popozuda também responderam o produtor.
Da música cristã a jurado de televisão
- Produtor musical, empresário, compositor e instrumentista, Bonadio começou a carreira como músico de rap.
- Em 1989, lançou seu primeiro disco com Fernando Araújo - os dois formavam a dupla Rick & Nando.
- Foi na década de 90 que começou a ganhar projeção, como produtor de bandas de rock cristão.
- Em 1992, lançou o disco "Brother", do artista Brother Simion, considera um dos 100 maiores álbuns da música cristã brasileira pelo portal especializado Super Gospel.
- Ganhou projeção nacional quando, em 1995, lançou os Mamonas Assassinas, banda que empresariou e produziu.
- Inclusive, o grupo o apelidou carinhosamente de Creuzebeck, nome que abre a faixa "1406". A canção começa com as frases: "Atenção, Creuzebeck. Ao top de quatro já vai. Já, já, já, já vai!".
- Em 2002 e 2003, foi jurado do programa "Popstars", que formou o Rouge e o Br'oZ.
- Rick também lançou Charlie Brown Jr. e produziu grupos como Tihuana, Fresno, CPM 22 e NX Zero.
- Além disso, foi o responsável pelos álbuns da versão brasileira da novela "Rebelde".