O cantor de k-pop Moonbin, membro do grupo Astro, morreu nesta quarta-feira (19) aos 25 anos, em Seul, capital da Coreia do Sul. A informação foi confirmada pela Fantagio, gravadora do artista, nas redes sociais da banda.
O músico foi encontrado morto em casa pelo empresário, de acordo com informações da polícia do distrito de Gangnam dadas à agência de notícias sul-coreana Yonhap.
A causa da morte ainda é desconhecida e autoridades informaram que será realizada necropsia, para determinar o motivo.
No comunicado, a Fantagio aponta que a notícia foi um grande choque para os familiares e colegas do artista. A empresa também acrescenta que o funeral não será aberto ao público, em respeito à vontade da família. Confira a nota completa abaixo.
Além do Astro, o cantor também fazia parte do Moonbin & Sanha, um grupo menor, formado por dois dos cinco integrantes da banda. Esse tipo de formação é chamado de sub-unit.
Com Sanha, o artista tinha show marcado em São Paulo, no próximo dia 5 de junho. A turnê na América Latina também tem datas no Chile e no México. Ainda não há informações se as apresentações serão canceladas.
Carreira de Moonbin
Nascido Moon Bin em 1998, em Cheongju, capital de província na região central da Coreia do Sul, o cantor ficou conhecido como Moonbin, versão artística de seu nome. A irmã mais nova do artista, Moon Sua, também faz parte de um grupo de k-pop.
Ele começou a carreira ainda criança, aos 6 anos, como modelo. Três anos mais tarde, estreou na atuação com a série “Boys Over Flowers”, um k-drama - como são chamadas as novelas coreanas.
Moonbin começou a trabalhar na gravadora Fantagio com cerca de dez anos, mas estreou na banda Astro em 2016 (veja foto da banda acima). Nos anos seguintes, também apresentou programas e atuou em séries. A sub-unit Moonbin & Sanha foi lançada em 2020.
Com o lançamento do álbum mais recente do Astro em maio de 2022, foi a anunciada a saída do integrante Rocky. A banda confirmou que continuaria, então, com cinco membros. No final do ano passado, Moonbin renovou contrato com a gravadora Fantagio.
Nota da gravadora
"Esta é a Fantagio.
Em primeiro lugar, gostaríamos de nos desculpar pela triste notícia.
Em 19 de abril, Moonbin, membro do Astro, de repente nos deixou para se tornar uma estrela no céu.
Embora não possamos comparar nossa tristeza com a dor que as famílias enlutadas estão sentindo, perdendo um filho e irmão amado, os membros do Astro, colegas artistas da Fantagio, executivos da empresa e funcionários estão de luto pelo falecido em grande tristeza e choque.
É ainda mais doloroso entregar esta notícia tão repentinamente aos fãs que apoiaram Moonbin e lhe enviaram seu amor. Estamos com o coração partido porque conhecemos os sentimentos do artista, que sempre amou e pensou em seus fãs.
Pedimos sinceramente que se abstenham de relatos especulativos e maliciosos para que as famílias enlutadas, que se encontram em estado de grande tristeza e pesar devido à notícia repentina, possam homenagear o cantor".
De acordo com a vontade das famílias, o funeral será realizado da forma mais discreta possível com os familiares e colegas de empresa".