O político de direita Michel Barnier, ex-negociador da União Europeia com o Reino Unido sobre o Brexit, foi nomeado como novo primeiro-ministro da França nesta quinta-feira (5) apesar de a esquerda ter vencido as eleições legislativas.
Aos 73 anos, Barnier é o primeiro-ministro mais velho da história política moderna da França, substituindo Gabriel Attal, que era o mais jovem.
Barnier é um político de carreira moderado e um fervoroso pró-europeu, mas endureceu consideravelmente seu discurso durante sua tentativa fracassada de 2021 de obter a chapa de seu partido conservador para a eleição presidencial, dizendo que a imigração estava fora de controle.
Ele liderou as negociações da União Europeia com o Reino Unido sobre o Brexit entre 2016 a 2021. Antes disso, o político conservador ocupou cargos em vários governos franceses e também foi comissário da União Europeia.
O político discreto e conservador enfrentará rapidamente um batismo de fogo, já que o tempo para preparar o orçamento da França para 2025 está se esgotando, o que pode desencadear um voto de desconfiança se os partidos no parlamento profundamente dividido não ficarem satisfeitos.