Quem é Marcelle Decothé, que chamou torcida do São Paulo de "safade"

A assessora especial do Ministério da Igualdade Racial, chefiado por Anielle Franco, fez publicação nas redes sociais em que criticava a torcida do São Paulo durante a final do Copa do Brasil; saiba mais

Da redação

A assessora Marcelle Decothé e o presidente Lula
Reprodução/Redes sociais

Assessora especial do Ministério de Igualdade Racial, Marcelle Decothé, gerou polêmica nas redes sociais e críticas de torcedores do São Paulo após publicar em seu perfil do Instagram opiniões negativas sobre os tricolores. Veja abaixo.

A servidora pública foi afastada do cargo nesta terça-feira (26). Segundo o órgão, as manifestações públicas realizadas por Marcelle estavam em “evidente desacordo com as políticas e objetivos” do ministério.

Story do Instagram de Marcelle Decothé, em que critica torcida tricolor
Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade... Pior de tudo, pauliste – escreveu Marcelle

A funcionária da pasta chefiada pela ministra Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, esteve no Estádio do Morumbi no último domingo (24), na decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo.

Após o post viralizar, Anielle pediu desculpas ao presidente do São Paulo, Julio Casares. Ele afirmou que a ministra ligou, pediu desculpas e afirmou que medidas serão tomadas.

Quem é Marcelle Decothé

  • Nascida na Parada de Lucas, comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro, Marcelle é torcedora do Flamengo.
  • Desde fevereiro, é chefe da assessoria especial do Ministério da Igualdade Racial, cargo no qual recebe salário de R$17,1 mil.
  • Com a ministra da pasta, Anielle Franco, viajou no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para prestigiar a final da Copa do Brasil no Estádio do Morumbi.
  • Na ocasião, a ministra Anielle assinou protocolo para o combate ao racismo e promoção da igualdade racial no futebol.
  • Marcelle faz parte do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF);
  • Em 2020, começou a trabalhar no Instituto Marielle Franco, ONG criada pela família da vereadora que foi assassinada em 2018 com seu motorista, Anderson Gomes.
  • Na organização, iniciou o trabalho com Anielle, irmã de Marielle.
  • Como ativista política e pesquisadora, trabalhou com os temas raça, favela, direitos humanos e justiça social.
  • De 2016 a 2019, trabalhou na ONG Anistia Internacional Brasil, desenvolvendo campanhas de direitos humanos.
  • De 2019 a 2020, atuou como assessora parlamentar da ex-deputada estadual Mônica Francisco (PSOL).
  • Cofundou a iniciativa Pipa, organização comunitária que busca ligar entidades de filantropia com favelas brasileiras.
  • É mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela UFRJ e doutora em Ciências Sociais pela UFF, segundo informações publicadas em seu perfis nas redes sociais.
Marcelle Decothé, assessora especial do Ministério da Igualdade Racial

Reação à postagem

Presidente da torcida organizada Independente do São Paulo, Baby classificou a postagem de Marcelle como racista. "Você levou uma racista e preconceituosa para o Morumbi", publicou, dirigindo críticas a ministra Anielle.

Ida de ministra ao Morumbi virou polêmica

O Ministério da Igualdade Racial divulgou, na segunda-feira (25), uma nota para explicar o uso de um avião da FAB pela ministra da pasta para ir à final da Copa do Brasil.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a ministra, de dentro da aeronave, disse que a ida ao Morumbi foi para assinar um protocolo de intenções contra o racismo nos esportes.

Após ser alvo de críticas, sobretudo por parte de opositores ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministério reforçou que o uso da aeronave foi de caráter profissional, a fim de combater o racismo no futebol. 

A final da Copa do Brasil foi escolhida para a realização da ação de divulgação pelo alto número de pessoas presentes no estádio e pela grande audiência, típica de uma final de campeonato, independente de quais clubes a disputassem, diz trecho da nota da pasta.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.