Suspeito na morte do ator Jeff Machado, Jeander Vinícius da Silva Braga, de 29 anos, foi preso nesta sexta-feira (2) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele foi encontrado em uma rua de Santíssimo, bairro na zona oeste da capital carioca.
Para a polícia, Jeander disse que é padeiro, mas faz bicos como garoto de programa. Ele mantinha relações próximas com Jeff, segundo apontam as investigações.
No depoimento, confessou ter ocultado o corpo com o auxílio de Bruno Rodrigues, amigo da vítima foragido da polícia. Saiba mais no vídeo abaixo.
No entanto, apontou que o assassino seria um miliciano chamado Marcelo, que teria enforcado a vítima e coagido os dois suspeitos a ocultarem o corpo. Para a polícia, o suposto miliciano nunca existiu.
Bruno é produtor de TV e alugou a casa onde o corpo de Jeff foi encontrado. As autoridades cumprem mandados em quatro endereços ligados aos suspeitos, todos na zona Oeste do Rio.
O que aconteceu com Jeff Machado?
- Jeff Machado estava desaparecido desde 27 de janeiro.
- Em 22 de maio, os restos mortais foram encontrados em um baú, que estava enterrado e concretado a dois metros de profundidade no quintal de uma casa em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.
- O laudo da necropsia apontou que a causa da morte era inconclusiva, dado o estágio avançado de decomposição do corpo.
- As mãos de Jeff estavam amarradas com fita adesiva nas costas e um fio de telefone encontrava-se enrolado no pescoço.
- A hipótese mais forte da polícia é que a vítima teria morrido por asfixia através de estrangulamento.
Em qual novela Jeff Machado trabalhou?
O papel de maior destaque do ator na televisão foi de soldado filisteu na novela Reis, exibida desde março de 2022 pela Record.
Quem é Bruno Rodrigues?
Produtor de TV e demitido da Globo em 2018, a investigação da polícia sugere que a morte de Jeff envolve uma suposta promessa de trabalho em novela.
Amigo do ator, Bruno Rodrigues teria oferecido a possibilidade de atuar na televisão. Segundo a família da vítima, Jeff teria pago mais de R$14 mil, no total, pela oportunidade.
Em depoimento por escrito entregue à polícia, Bruno partilha da versão de Jeander: nega o assassinato, que atribui a Marcelo, e confessa participação na ocultação do cadáver.
Como a polícia chegou ao corpo?
Jeff era tutor de oito cachorros da raça Setter, rara no Brasil. Os cães passaram a ser encontrados andando por diferentes bairros do Rio. A ONG Indefesos encontrou alguns e, através de chip que os animais tinham, descobriram que eram do ator e entraram em contato com a família.
Os parentes, que já estranhavam o desaparecimento, preencheram boletim de ocorrência na delegacia, na presença de Bruno, principal suspeito. Após uma denúncia, a polícia foi até a casa em que o corpo estava.
A defesa de Bruno Rodrigues aponta que foi o produtor quem fez a denúncia à polícia sobre onde estava o corpo.