Quem é o prefeito do PR se casou com jovem de 16 anos e nomeou sogra em cargo

Hissam Hussein Dehaini é o gestor de Araucária, município na Região Metropolitana de Curitiba; entenda o caso

Da redação

O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), casou-se com uma adolescente de 16 anos, ex-miss Teen da cidade. O político tem 65 anos e nomeou a sogra como secretária municipal de Cultura. Saiba mais no vídeo acima.

Em 13 de abril, o Diário Oficial da cidade publicou a nomeação de Marilene Rode, mãe da jovem, para o novo cargo. Antes, ela era diretora-geral na Secretaria de Educação do município.  

A adolescente e o prefeito se casaram um dia antes, em 12 de abril, de acordo com o Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil. 

Embora a esposa seja menor de idade, o casamento não é ilegal. A lei brasileira permite o casamento aos 16 anos com o consentimento dos pais.  

Elizangela Rode, tia da adolescente, também foi nomeada para um cargo na Prefeitura de Araucária em 1º de abril, como diretora-geral da Secretaria Municipal de Planejamento.

Um agente público usar sua posição para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes é proibido pela Constituição. Uma norma do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que é a prática é vedada para parentes até o terceiro grau, seja por vínculo de sangue ou afinidade.

A ação de beneficiar familiares no poder público é chamada de nepotismo. O ato também viola a Lei de Improbidade Administrativa, de acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Em nota, a Prefeitura de Araucária afirma que não comenta sobre a vida pessoal de agentes públicos. O órgão acrescenta que a nomeação de Marilene foi realizada pela experiência que possui na área.

Carreira de Hissam Hussein Dehaini

Empresário, Hissam nasceu em São Paulo. Foi candidato pela primeira vez a prefeito de Araucária em 2012 - sua estreia na política. Não foi eleito e tentou o cargo novamente no pleito seguinte, em 2016, quando venceu as eleições.

Em 2020, foi reeleito em primeiro turno com folga, reunindo mais de 68% do total de votos. Segundo a Justiça Eleitoral, declarou ter R$ 14 milhões em bens, incluindo, um helicóptero e três apartamentos avaliados em mais de R$1 milhão cada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.