Quem é El Mayo, criminoso mais procurado do mundo que foi preso nos EUA

Ismael Zambada Garcia era um dos principais líderes do cartel mexicano de drogas e foi preso nesta quinta-feira no Texas, nos Estados Unidos

da redação

El Mayo e filho de El Chapo são presos nos Estados Unidos
REUTERS/Gustavo Graf

As autoridades do Texas, nos Estados Unidos, prenderam nesta quinta-feira (25) um dos principais líderes do cartel mexicano de drogas de Sinaloa. Ismael Zambada Garcia, também conhecido como "El Mayo", cofundador do cartel. Além dele, Joaquín Guzmán López também foi preso. 

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, descreveu o cartel de Sinaloa como "uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas e poderosas do mundo". A dupla enfrenta "múltiplas acusações nos Estados Unidos por liderar as operações criminosas do cartel, incluindo suas redes mortais de fabricação etráfico de fentanil", disse ele.

Os detalhes sobre as prisões desta quinta-feira não foram oficialmente divulgados, mas a mídia dos EUA aponta que El Mayo foi atraído para cruzar a fronteira. A operação foi preparada durante meses e incluiu diversas agências federais dos Estados Unidos.

Quem é El Mayo

Ismael Mario Zambada García nasceu em janeiro de 1948 é um traficante mexicano, cofundador do cartel de Sinaloa. Antes de assumir a liderança do bando, ele teria servido como coordenador logístico de outra organização, que supervisionou o tráfico de cocaína e heroína para Chicago e outras cidades dos Estados Unidos. 

Ele era procurado pelo Ministério Público do México desde 1998, que lhe concedeu uma recompensa total de 2,8 milhões de dólares , bem como a outros cinco líderes do Cartel de Juárez. 

Em 2006, a administração do presidente Felipe Calderón lançou uma ofensiva contra as redes de tráfico de drogas do México. O Cartel de Tijuana, o mais sofisticado dos cartéis mexicanos na época, recebeu o peso dos golpes. Aproveitando a pressão exercida sobre o Cartel de Tijuana, outros chefes do tráfico, principalmente Ismael Zambada e Joaquín Guzmán, começaram a invadir redutos no noroeste do país. 

No ano seguinte, ele passou a integrar a lista dos mais procurados dos Estados Unidos. As autoridades suspeitavam, inclusive, que ele teria feito plásticas para se disfarçar. 

El Mayo liderou o Cartel de Sinaloa em parceria com Joaquín "El Chapo" Guzmán até 2016, quando El Chapo foi capturado. Desde 2016, Zambada assumiu o comando total do cartel e seja o traficante mais duradouro e poderoso do México. 

Até sua prisão, ele nunca tinha sido preso ou encarcerado e era o único fugitivo restante na lista dos 37 traficantes mais procurados do México. Ele foi preso em El Paso, no Texas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.