O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou em um fórum com empresários brasileiros e portugueses nesta segunda-feira (24) e voltou a criticar a taxa de juros do Brasil. Confira no vídeo acima.
“Nós temos um problema no Brasil, é que a nossa taxa de juros é muito alta. No Brasil a taxa Selic, que é a taxa referencial, está em 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado, ninguém”, declarou Lula.
A Selic está em 13,75% há oito meses - maior percentual desde 2016. O Banco Central (BC), responsável por definir a taxa, diz que os juros altos são necessários para controlar a inflação no país.
Para Lula, o dinheiro tem que circular e não apenas “nas mãos de poucos, mas nas mãos de todos”. Ele voltou a defender a queda dos juros para que haja estímulo ao crédito, que pode ajudar na retomada econômica do país.
Na sexta-feira (21), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, apontou que pode não haver queda dos juros no curto prazo, durante evento em Londres. Veja no vídeo abaixo.
Críticas de Lula à Selic
O discurso em Portugal não foi a primeira vez que o presidente discordou do patamar atual da taxa de juros. Nas semanas que antecederam a última reunião do BC para rever a Selic, Lula também criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
"Ele precisa cuidar da política monetária, mas precisa cuidar também do emprego, precisa cuidar da inflação e precisa cuidar da renda do povo", afirmou, à época.
Indicado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Campos Neto foi aprovado pelo Senado e tem mandato até 2024.
Como é definida a Selic?
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), formado pelo presidente e diretores do Banco Central, é quem define a taxa básica de juros.
O Copom se reúne a cada 45 dias para definir se a Selic aumenta, diminui ou se mantém estável. As reuniões normalmente acontecem em dois dias seguidos, em calendário definido no ano anterior.
Na decisão, os membros avaliam a inflação, o cenário externo, a atividade econômica e as contas públicas. ?A Selic é o principal instrumento utilizado pelo BC para controlar a inflação.
Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as utilizadas em empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.
Selic mais alta significa empréstimos mais caros, o que é uma estratégia para diminuir o consumo e, com isso, estimular a queda da inflação.
Calendário reuniões Copom 2023
Confira as datas dos próximos encontros para estabelecer a taxa básica de juros:
- 2 e 3 de maio
- 20 e 21 junho
- 1º e 2 de agosto
- 19 e 20 de setembro
- 31 de outubro e 1º de novembro
- 12 e 13 de dezembro.