Queda do preço da gasolina nas refinarias ainda não reflete no bolso do consumidor

Da Redação, com Jornal da Band

A Petrobras reduziu a partir deste sábado (20) o preço do litro da gasolina nas refinarias. Foi a primeira queda do ano, enquanto o valor do diesel não foi alterado

Na refinaria o valor já está mais baixo, mas nos postos nada mudou ainda para os consumidores, como mostrou a reportagem do Jornal da Band

“Estou colocando só a quantidade de dinheiro pra rodar. Não está dando para encher o tanque mais não”, lamentou Daniel da Silva, desempregado. "Para a gente que trabalha com moto e com aplicativo, o gasto com combustível está muito alto durante o mês”, completou o motoboy Reginaldo Fernandes.

O economista Márcio Salvato explicou a razão para que a redução do preço nas refinarias não impacte automaticamente no valor que o consumidor paga na bomba. “Quando o preço na distribuidora cai, o dono do posto ainda tem um combustível que ele comprou mais caro, então ele não abaixa o preço imediatamente”. 

A Petrobras anunciou que o preço da gasolina nas refinarias fica em média 4,95% mais barato. O problema é que antes disso foram seis aumentos seguidos e uma alta acumulada de 46,19% em 2021.

O novo preço reflete a queda do valor do petróleo no mercado internacional. Para quem quer achar a gasolina mais barata logo, a dica é procurar os postos mais movimentados

“Aqueles postos que fazem a renovação do estoque diariamente, às vezes duas vezes por dia, são os que vão conseguir neste momento abaixar o preço mais rápido”, explica Salvato.  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.