A gerente da loja que foi atingida pela queda de um avião em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) contou à BandNews TV que foi “salva” porque se atrasou para chegar ao trabalho devido à chuva.
“Nós trabalharíamos normalmente hoje. Só que, quando acordei, chovia torrencialmente, tinha uma neblina forte, então resolvi ir um pouco mais tarde para a empresa. Quando cheguei, por volta de 9h30, já havia ocorrido tudo”, disse Mara Metz.
O estabelecimento abriria às 10h – a queda ocorreu por volta das 9h15. “Meu desespero é que meu colega começaria às 8h30 e eu não conseguia ter notícias dele. Ele não atendia o telefone. Mas graças a Deus ele também resolveu se atrasar e chegou depois”, completou a gerente.
Parece a mão divina nessa história toda.
De acordo com Mara, a loja, que é de Santa Catarina e inaugurou há poucos meses a filial de Gramado, sofreu perda total. “Hoje foi muito triste para nós. Tanto para mim quanto para meus colegas e toda a cidade.”
Queda de avião em Gramado
Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (22) na região central da cidade de Gramado, na serra do Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h20 para atender a ocorrência.
"Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB). Segundo ele, 10 pessoas estavam na aeronave. Além disso, ao menos 12 pessoas ficaram feridas e foram socorridas.
O capitão Pedro Henrique Costa Camargo disse à BandNews TV que a queda da aeronave, que havia decolado da cidade vizinha Canela, aconteceu em cima de uma loja, um hotel e uma casa, na Avenida das Hortênsias. No momento do acidente, chovia e havia bastante névoa no município.
A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou ainda que o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou que o avião quase caiu em cima de um posto de gasolina, o que podia ter aumentado as proporções da tragédia.
Testemunha relata tremor de terra
O funcionário de um restaurante na região central de Gramado (RS) relatou à BandNews TV os momentos de tensão que ele e outras testemunhas passaram no momento do acidente aéreo. De acordo com Ederson Tisian, a queda provocou um tremor no solo semelhante ao de um terremoto.
“Quando teve a explosão, tremeu tudo e nós travamos, ficamos sem saber o que fazer. Tentamos nos aproximar do local, mas ocorreu outra explosão, aí acabamos retornando. Como tinha uma viatura da Brigada Militar fazendo ronda, eles chegaram rápido e afastaram todo mundo”, disse.
As pessoas acharam que era terremoto, quem estava na rua começou a sair correndo para dentro dos estabelecimentos.
Vídeo mostra momento da queda
Um vídeo de câmera de segurança obtido pela reportagem da Band mostra o momento da queda (veja abaixo). Na imagem, ao fundo, é possível ver a explosão que aconteceu após o impacto.
Natal Luz de Gramado
Nesta época do ano, a cidade costuma receber grande quantidade de turistas devido ao evento “Natal Luz de Gramado”, em que as ruas são tomadas por decorações natalinas e programações artísticas.