Quatro em cada dez municípios brasileiros não possuem rede de esgoto, aponta IBGE

Quando comparadas com o Sudeste do país, onde o serviço é oferecido para 96,5% das cidades, as taxas são diferentes

Da Redação, com BandNews FM

Quando comparadas com o Sudeste do país, onde o serviço é oferecido para 96,5% das cidades, as taxas são diferentes
Reprodução/TV Band

Apenas 16,2% dos municípios do Norte do país possuíam rede de esgoto em 2017. A discrepância com outras regiões é alta quando a taxa é comparada com o Sudeste, por exemplo, onde o serviço é oferecido para 96,5% das cidades. As informações são da Daniella Dias, da BandNews FM.

Em todo o país, o alcance é de 60,3%.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento, divulgada nesta quarta-feira, 22, pelo IBGE, que aponta, ainda, que quatro em cada dez municípios brasileiros não possuem rede de esgoto.

Abastecimento de água

Já em relação ao abastecimento de água, apesar de quase todas as cidades terem o serviço, 44,5% tiveram a distribuição interrompida por seis horas ou mais.

Os fenômenos acontecem mais comumente no Nordeste por causa da seca e da estiagem. Em 43,9% dos casos as prefeituras eram as responsáveis pelo abastecimento.

Entre os 5.544 municípios com serviço de abastecimento de água por rede geral pesquisados pelo IBGE, 43,9% da distribuição era executada pelas prefeituras enquanto o restante ficava a cargo de outras entidades.

Tratamento de água

O tratamento da água é outro fator importante, no entanto, não é a realidade de todos os brasileiros. Cerca de 5,5% do volume do produto distribuído por dia no país não recebe a intervenção antes de chegar à população.

A taxa equivale a mais de mil piscinas olímpicas com cerca de 2.500 litros de água cada uma.

A falta do serviço pode desencadear em doenças como leptospirose, cólera, hepatites A e E, diarreias, verminoses e dermatites.

Em relação à cobrança de tarifa, mais de 90% dos municípios com rede de abastecimento de água cobravam tarifa pelo serviço, enquanto 61,1% tinham tarifa de esgotamento sanitário.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.