Quase 90% dos hospitais no Rio não têm certificado de aprovação dos Bombeiros

Da Redação com BandNews FM Rio

Profissionais encontraram irregularidades nas medidas de segurança Divulgação
Profissionais encontraram irregularidades nas medidas de segurança
Divulgação

Quase 90% das unidades de saúde do município do Rio de Janeiro não têm o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. É o que demonstra um relatório do Tribunal de Contas do Município. 

O documento foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde há cerca de um ano. Mesmo assim, os locais ainda estão com processos administrativos em andamento para obter o certificado.

Segundo a pasta, as unidades mais novas já foram projetadas e equipadas dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico. No entanto, as construções antes da atual legislação, ainda estão com projetos para combater incêndio em andamento.

Leia também:
Em 10 anos, gastos do Hospital Federal de Bonsucesso caíram quase 40%

Em setembro de 2019, o TCM relatou que das 322 unidades da rede municipal, apenas 41 tinham a aprovação dos bombeiros. O relatório incluiu informações de Clínicas da Família, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais.

Na época, o TCM também fez uma inspeção nos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge e Maternidade Leila Diniz. Nesses locais, os profissionais encontraram irregularidades como mangueiras mal conservadas, ausência de brigadas de incêndio, de iluminação de emergência e de plano em caso de esvaziamento estratégico das unidades.

Mais notícias

Carregar mais