Resumo
- Quarta-feira de Cinzas não é um feriado nacional no Brasil, funcionando em regime de ponto facultativo em várias capitais;
- Data marca o início da Quaresma para os cristãos, um período de 40 dias de penitência e oração intensa que antecede a Páscoa;
- As datas do Carnaval e da Páscoa variam a cada ano devido a um cálculo baseado no calendário lunar
Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.
Todo Carnaval tem um fim. E ele acaba na quarta-feira de Cinzas. A data, para muitos, gera dúvidas se é um dia de feriado ou não, já que muitos estabelecimentos abrem após os quatro dias de folia.
A data não é um feriado nacional, como os demais dias do Carnaval. Ou seja: a quarta-feira de Cinzas é feriado em apenas alguns lugares, em que governos estaduais ou municipais podem decretar feriado, ou ponto facultativo, como a maioria das cidades.
O governo federal decretou ponto facultativo entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5). A regra vale para servidores federais e municipais em quase 20 capitais. Para serviços privados, ou o expediente é normal, ou o empregador decide se haverá folga ou não.
O que significa a Quarta-feira de Cinzas?
A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma para os cristãos. Ela é o início de um tempo de penitência e oração mais intensa, até a data da Páscoa.
Para católicos, a Quarta-feira de Cinzas é uma lembrança de que a vida é finita e a frase de Gênesis 3:19: "Lembra-te que és pó e ao pó voltarás". Fiéis, neste período, jejuam, oram e cumprem penitências. Em missas neste dia, é comum que o padre abençoe fiéis colocando cinzas sobre a cabeça ou fazendo uma cruz na testa.
Nas crenças protestantes, evangélicas e na Igreja Ortodoxa, a Quarta-feira de Cinzas não foi incorporada nos ritos de Quaresma.
O que é Quaresma?
A Quaresma, ou os 40 dias que antecedem a Páscoa após o Carnaval, é a preparação para a ressurreição de Jesus, base da fé cristã. O período entre a Quarta-feira de Cinzas e a quarta-feira da Semana Santa, é tradicionalmente implementada entre católicos.
O período foi incorporado no ano 350 d.C, quando a Igreja Católica aumentou o tempo de preparação para a Páscoa. O número 40, para cristãos, é significativo na Bíblia, já que o dilúvio durou 40 dias, o povo hebreu caminhou pelo deserto por 40 anos e Jesus jejuou 40 dias e 40 noites, por exemplo.
Por que o Carnaval e a Páscoa têm datas diferentes todos os anos?
A única certeza que fiéis e foliões têm todos os anos é que um feriado ocorre 40 dias antes do outro, mas a data é móvel. A razão é um cálculo feito pela Igreja Católica a partir do calendário lunar.
Como regra, a Páscoa deve cair no primeiro domingo após a Lua cheia que seguir ao equinócio de primavera no hemisfério norte, ou seja, após 21 de março. Por isso, define-se primeiro quando a Páscoa ocorrerá e, daí, faz-se o cálculo do Carnaval.