Mais de 2,4 milhões de participantes fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. Ao todo, os candidatos devem responder a 180 questões objetivas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Eles ainda fizeram uma prova de redação.
Passadas as provas, muitos participantes se perguntam quando sai o gabarito do Enem. Alguns cursinhos costumam divulgar um gabarito logo após o término do exame --estas, no entanto, não são as respostas oficiais para as questões aplicadas na prova.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que aplica o Enem, é o órgão responsável pela publicação do gabarito oficial do exame. Segundo o edital do Enem, essa divulgação acontece em um prazo de até três dias úteis após o último dia de aplicação da prova.
Como o segundo e último dia do Enem está marcado para 20 de novembro, o Inep tem até o dia 23 de novembro para publicar o gabarito. No entanto, não há previsão de horário para que isso aconteça. Assim, as respostas oficiais podem ser divulgadas pelo Inep a partir de 00h01 de 21 de novembro até as 23h59 de 23 de novembro. A regra vale tanto para o Enem impresso como para o Enem digital.
Assim que estiver disponível, o gabarito do Enem 2022 poderá ser consultado no portal do Inep.
Quando sai o resultado do Enem 2022?
Ainda não há uma data definida para a divulgação dos resultados individuais dos candidatos, mas a expectativa é de que as notas sejam publicadas a partir de janeiro de 2023.
Vale lembrar que o Enem utiliza a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Conhecido como “sistema anti-chute”, o modelo atribui pesos diferentes às questões aplicadas na prova e considera a coerência do desempenho do aluno para calcular a sua nota.
Para esse sistema, um aluno que acertou as questões mais difíceis, mas errou várias questões mais fáceis “chutou” alguma das suas respostas, o que acaba diminuindo a sua nota. Por isso, não é possível saber a nota individual de um candidato tendo em mãos apenas as respostas marcadas por ele na prova e o gabarito do Enem.
Como usar a nota do Enem?
Com a nota obtida no Enem, é possível participar de processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamento de cursos em universidades particulares.
Além disso, há instituições particulares de ensino superior que usam a nota do Enem como parte de seus processos seletivos. Algumas universidades de Portugal também aceitam o desempenho de candidatos no Enem em suas seleções.