Qual é a diferença entre a superlua e a superlua azul? Entenda

Primeira Superlua de 2024 está prevista para aparecer nesta segunda-feira (19)

Emanuele Braga

Superlua
REUTERS/Kim Soo-hyeon

A primeira Superlua de 2024 está prevista para aparecer nesta segunda-feira (19). Segundo especialistas, o fenômeno acontece às 15h25, mas poderá ser melhor observado ao anoitecer, de qualquer região do Brasil, e sem a necessidade de equipamentos.

O que é uma superlua e por que, às vezes, ela é chamada de superlua azul? 

De acordo com a Nasa, a lua viaja ao redor do nosso planeta em um círculo mais alongado, chamado de órbita elíptica, com a terra mais perto de um lado da elipse. Veja a ilustração na imagem abaixo

Foto: Reprodução/Nasa

A cada mês, a lua passa pelo ponto mais próximo da terra, chamado de perigeu, e o ponto mais distante, o apogeu. Quando a lua está em seu ponto mais próximo da terra, ao mesmo tempo em que está cheia, é chamada de “superlua”

Durante esse evento, a lua cheia está um pouco mais perto do que o normal, parecendo maior e mais brilhante. Ainda segundo a Nasa, a lua pode aparecer 14% maior no perigeu do que no apogeu, podendo ser comparada a diferença de tamanho entre uma moeda de 25 centavos e uma de cinco centavos. 

Foto: Reprodução/Nasa

Superlua azul

A lua azul, por outro lado, é um termo para quando vemos a lua cheia duas vezes em um único mês. Esse fenômeno acontece a cada dois ou três anos. 

A Nasa informa que o ciclo da lua é de 29,5 dias, um pouco mais curto do que a duração média mensal. Eventualmente, uma lua cheia que acontece no 1° ou segundo dia de um mês, provavelmente, será seguida por uma segunda lua cheia no 30° ou 31° dia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.