O que são as carnes exóticas? O chef consultor e apresentador Gustavo Rigueiral, do programa Lá no Mercadão (Sabor & Arte), visita o Mercado Municipal de São Paulo, no Centro da cidade, e descobre um açougue especializado em carnes que não fazem parte do cardápio do dia a dia. Assista ao Papo com Sabor acima!
Segundo Rivaldo Cavalieri, sócio-proprietário do açougue O Rei dos Cabritos, “carnes exóticas são aquelas que são pouco consumidas”. Entre elas, estão a carne de javali, carne de rã, galinha d'Angola, cabrito, cordeiro e vitelo.
Carne de vitelo é iguaria
Na visita ao açougue, Gustavo Rigueiral se depara com a carne de vitelo (bezerro), uma iguaria. “É o macho que nasce na fazenda de gado leiteiro”, explica o açougueiro. “É muito difícil de encontrar”, completa o chef. O animal foi abatido com, no máximo, 30 dias de vida.
“Essa carne não tem gordura porque o animal só mamou até a idade do abate. Então, a carne tem gosto de leite”, diz Cavalieri. Por isso, de acordo com o especialista, é preciso fazer uma marinada de 48 horas com a carne de vitelo para amenizar o sabor forte. É possível prepará-la cozida ou assada, mas, lembre-se que esta é uma carne delicada e sem gordura – cuide para que não fique ressecada.