Putin liga para Lula, questiona estado de saúde e lamenta ausência em cúpula do Brics

Brasileiro recebeu telefonema do presidente russo na manhã desta terça-feira (22); Lula cancelou viagem à Rússia após acidente doméstico

da redação

Lula ao lado de Vladimir Putin em Moscou, em maio de 2010
REUTERS/Ria Novosti/Pool/Alexei Druzhinin/File Photo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), um telefonema do presidente russo Vladimir Putin. A conversa durou cerca de 20 minutos, segundo o Palácio do Planalto. 

O telefonema entre os presidentes acontece após Lula cancelar a viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da cúpula dos Brics, após sofrer um acidente doméstico no Palácio da Alvorada, em Brasília, no último sábado (19). 

“O presidente Putin quis saber do estado de saúde do presidente, e lamentou que ele não pode vir à Cúpula dos Brics, e o presidente Lula também, devido ao acidente sofrido no sábado. E que serão feitos os arranjos para a participação dele na reunião por videoconferência”, informou o Palácio do Planalto. 

Segundo apuração do repórter da Band, Túlio Amâncio, o brasileiro deve participar da cúpula dos Brics nesta quarta-feira, por videoconferência. O horário previsto é por volta das 7h, pelo horário de Brasília. 

Segundo informações do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, o presidente deu entrada na unidade de saúde no sábado devido a um acidente doméstico, com "ferimento corto-contuso em região occipital" e precisou levar pontos na parte de trás da cabeça. Lula deve realizar novos exames no local ainda nesta terça-feira. 

O presidente chamou de “grave” o acidente doméstico que sofreu no último sábado (19), mas disse que “não afetou nenhuma parte mais delicada”. A declaração foi dada em conversa por telefone com Luiz Caetano, candidato petista à prefeitura de Camaçari, na Bahia, que teve trecho divulgado nas redes sociais. 

“Eu tive um acidente aqui, uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Tô cuidando porque qualquer coisa na cabeça é muito forte, né?  Eu tô aguardando porque os médicos dizem que eu tenho de esperar pelo menos uns três, quatro dias, para eles saberem qual foi o estrago que fez a batida”, afirmou Lula.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.