A Comissão Eleitoral Central da Rússia registou formalmente, nesta segunda-feira (29), o atual presidente, Vladimir Putin, como candidato para as eleições presidenciais agendadas para 15 e 17 de março.
Segundo as reformas constitucionais realizadas em 2020, Vladimir Putin é elegível para concorrer a mais dois mandatos de seis anos. Em caso de vitória, o político ocupará o cargo de chefe de Estado por mais seis anos, até 2030.
Putin anunciou em dezembro do ano passado que iria se candidatar à reeleição. A declaração foi relatada a jornalistas que participaram de uma reunião com o chefe de Estado após a cerimônia no Kremlin no Dia dos Heróis da Pátria.
Putin é o quarto candidato presidencial registrado pela CEC, informou a agência estatal Tass. Anteriormente, a autoridade eleitoral federal registou candidatos de três partidos parlamentares: Leonid Slutsky, do Partido Liberal Democrático da Rússia (LDPR); Vladislav Davankov, do Novo Povo; e Nikolay Kharitonov do Partido Comunista da Federação Russa (KPRF).
As próximas eleições presidenciais serão a quinta disputa deste tipo na carreira política de Putin. Ele foi eleito presidente pela primeira vez em 2000 e reeleito em 2004, e novamente em 2012, após um mandato de quatro anos como primeiro-ministro em 2008-2012, e novamente em 2018.