Putin diz que não retomará acordo de grãos se Ocidente não atender demandas

O presidente russo esteve em reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan para tratar do assunto

Da redação

Presidente turco Erdogan e o presidente russo Putin durante coletiva de imprensa em Sóchi
Murat Cetinmuhurdar/Turkish Presidential Press Office/Handout via REUTERS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin se encontrou com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan nesta segunda-feira (04), em reunião bilateral para tratar sobre o acordo de exportação de grãos no Mar Negro. 

No encontro, o presidente russo deixou claro que não vai retomar o acordo até os países do Ocidente atenderem às suas demandas.

“Estaremos prontos a considerar a possibilidade de relançar o acordo sobre os cereais e hoje voltei a falar disto ao Senhor Presidente – faremos isto assim que todos os acordos sobre o levantamento das restrições à exportação de produtos agrícolas russos forem totalmente implementados”, afirmou.

O objetivo de Erdogan na reunião era mostrar a Putin que o corredor no Mar Negro é vital, além de ter uma segurança alimentar no mundo, mas para também, costurar uma trégua na guerra com a Ucrânia. 

A Rússia entende que o tratado anterior impunha restrições indiretas às exportações de cereais do país e limitava o acesso aos sistemas de pagamentos mundiais.

Segundo a agência de notícias Reuters, a ONU e a Turquia estariam trabalhando em conjunto para tentar fazer com que o presidente da Rússia revisse o acordo de grãos. 

O pacto tinha sido firmado em abril de 2022, com intermediação da Turquia e da ONU, para permitir o escoamento de grãos ucranianos. Mas em julho deste ano, Putin decidiu se retirar unilateralmente do acordo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.