O presidente da Rússia, Vladimir Putin conversou com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko por telefone, na manhã deste sábado (24). Esse foi o primeiro contato internacional do líder russo desde o início do motim. Um grupo paramilitar que lutava pela Rússia na Guerra da Ucrânia se rebelou contra o exército de Vladimir Putin e deu início a uma crise militar em Moscou. Belarus é um dos principais aliados do Kremlin, e a conversa entre os presidentes foi confirmada por agências de notícias dos dois países.
Belarus anunciou há dez dias, que começou a receber armas nucleares táticas russas, mobilização que representou o primeiro movimento de Moscou de enviar armas para fora da Rússia, desde a queda da União Soviética. Segundo o líder bielorrusso, elas seriam três vezes mais poderosas do que as bombas atômicas que os Estados Unidos lançaram sobre o Japão, em 1945.
Putin também conversou por telefone com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. O líder turco falou da importância de agir com bom senso e disse que a nação turca está pronta para contribuir com a sua parte, para que se resolva a situação de maneira calma e pacífica, o mais rápido possível. Kremlin confirmou a ligação, informando que o líder turco prometeu total apoio a Putin.