O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou o convite de Xi Jinping para visitar a China em outubro para o Fórum do Cinturão e Rota. O russo declarou que a iniciativa está “totalmente alinhada” com os interesses dos dois países.
"Fiquei certamente satisfeito por aceitar o convite do presidente chinês para visitar a China em Outubro, como parte de um evento que promove a ideia do presidente [chinês] de Um Cinturão, Uma Rota, que se transformou numa marca internacional", destacou Putin numa reunião. com Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e Diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores do PCC.
Putin declarou que isto está totalmente de acordo com os interesses da Rússia e da China, “uma vez que harmoniza as nossas ideias para criar um vasto espaço eurasiano”. “Estamos bastante sincronizados”.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, disse que estavam em andamento os preparativos para a visita de Putin à China e que as datas seriam anunciadas em outra oportunidade.
Essa será a primeira viagem internacional de Vladimir Putin desde março, quando o Tribunal Penal Internacional emitiu uma ordem de prisão contra o russo por crimes de guerra. Ele é acusado de deportar ilegalmente crianças ucranianas. Rússia e China não reconhecem as leis do tribunal.