Psicólogos oferecem consultas online e gratuitas durante pandemia

Atualmente, 190 psicólogos atenderam mais de 600 pessoas online; veja como participar:

Da redação, com Metro Jornal

Psicólogos oferecem consultas online e gratuitas durante pandemia Unsplash
Psicólogos oferecem consultas online e gratuitas durante pandemia
Unsplash

Em tempos de isolamento social, as medidas de proteção contra o coronavírus são essenciais para ajudar a controlar os efeitos da pandemia. Mas, além delas e do cuidado com a saúde física, existe uma outra coisa que precisa de atenção neste período: a saúde mental.

Ficar longe da família, dos amigos e do ambiente de trabalho pode trazer ainda mais angústias, medos e preocupações do que as já enfrentadas no dia a dia. Crises de ansiedade, depressão e outras condições podem surgir nesse momento e precisam de cuidado e atenção.

Pensando no bem-estar mental das pessoas que estão em isolamento social, a LISTA PSI RJ, rede de notícias da área de psicologia do Rio de Janeiro, se mobilizou para oferecer atendimentos online gratuitos para quem precisa de ajuda com questões relacionadas à covid-19 e às mudanças causadas pela pandemia.

A organização da lista fez uma triagem entre seus assinantes garantindo que todos estivessem com CRP e cadastro no site e-psi ativos – pontos obrigatórios para psicólogos que queiram atender à distância. São 190 psicólogos, hoje, que já atenderam e ajudaram mais de 600 pessoas online. O processo é simples e o tempo de espera é de, em média, um dia após a inscrição. Camila Almeida, criadora do projeto e responsável pela triagem dos pacientes, diz que o pedido para participar é feito via Instagram.

“No primeiro contato, converso com a pessoa tentando entender as demandas que ela traz, checando se são mesmo em função da pandemia, e explicando as regras do projeto. Depois disso, encaminho para um dos psicólogos habilitados. São duas consultas totalmente gratuitas e nosso tempo de espera para a primeira está em cerca de um dia” – explica ela.

Não existe taxa para participar e nem é obrigatório continuar com as consultas depois dos dois encontros gratuitos iniciais. Em função da gravidade das demandas, muitas envolvendo pessoas com crises de ansiedade, perda de apetite e insônia, os profissionais envolvidos no processo estão dedicados a atender a todos o quanto antes.
Para quem está precisando de ajuda, ou para profissionais que queiram realizar atendimentos, a inscrição é feita pelo site da LISTA PSI RJ.

Mais notícias

Carregar mais