As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 serão reaplicadas nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11) para quem não conseguiu realizar o exame em novembro.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, mais de 3,2 mil pessoas tiveram os pedidos aprovados para realização das provas. Pessoas privadas de liberdade também vão fazer o exame nas mesmas datas.
O cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante. O documento apresenta, entre outras informações, data, horário e local de prova.
Para visualizar ou imprimir o cartão de confirmação, é necessário acessar o sistema do Enem com login e senha únicos do Governo Federal. Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Primeiro dia de Enem (10 de janeiro)
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- redação.
Segundo dia de Enem (11 de janeiro)
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Confira o horário de reaplicação do Enem (fuso horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento dos portões: 13h;
- Início das provas: 13h30;
- Término das provas no primeiro dia: 19h;
- Término das provas no segundo dia: 18h30.