Uma projeção feita pelo jornal Le Monde mostra que Emmanuel Macron será reeleito com 58,2% como presidente da França em disputa com Marine Le Pen, que recebeu 41,8% dos votos.
Em conversa com seus apoiadores, Marine Le Pen reconheceu sua derrota nas eleições presidenciais e disse que Macron não vai recuperar fraturas do país.
As últimas pesquisas de intenção de voto mostravam vantagem de até 15 pontos para o centrista Emmanuel Macron, que ampliou a distância da líder de extrema-direita Marine Le Pen depois do debate da última quarta-feira. Este segundo turno foi uma reedição da disputa, também entre Macron e Le Pen, de 2017.
Embora os candidatos sejam os mesmos, existem diferenças importantes no cenário geopolítico, como o Brexit, a pandemia, o fim da era Merkel, a guerra na Ucrânia, os coletes amarelos e a inflação, que aumentou o custo de vida dos franceses.
A vitória de Macron significa a primeira reeleição de um presidente na França em duas décadas. A posse do próximo presidente está marcada para 13 de maio.