Reunião entre Rússia e Ucrânia só aconteceu por ameaça de mais ataques

Reunião terminou sem acordo entre os representantes dos dois países. Novo encontro deve acontecer em breve

Da redação, com BandNews TV

Reunião entre Rússia e Ucrânia só aconteceu por ameaça russa de mais ataques Reuters
Reunião entre Rússia e Ucrânia só aconteceu por ameaça russa de mais ataques
Reuters

Representantes da Rússia e da Ucrânia se encontraram, nesta segunda-feira (28), na cidade de Gomel, em Belarus. O encontrou terminou sem acordo, mas uma nova rodada de conversas deve acontecer em breve.

Na avaliação do professor de relações internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, o encontro só aconteceu devido ao perfil de ameaça do exército russo sobre a Ucrânia.

"Nós estamos no quinto dia do confronto e houve espaço para essa reunião. É provável que essa reunião tenha acontecido pelo perfil de ameaça que as forças russas começaram a fazer aos ucranianos. Primeiro eles atingiram pontos vitais da defesa do exército ucraniano e agora eles já fizeram dois ou três ataques a pontos essenciais. O próprio governo ucraniano reconheceu. É um sinal que há um estrangulamento das possibilidades de resistência da ucrânia pela força do exercito russo. Do outro lado é evidente que temos os registros da resistência civil da ucrânia", explicou.

Trevisan também falou que esse tipo de reunião geralmente acontece quando há um alto processo de destruição de um dos lados do conflito e que geralmente leva tempo. E ainda ressaltou que é comum o primeiro encontro terminar sem um uma definição.

"Já era previsível que não teríamos um resultado imediato. Ele sinaliza uma segunda reunião rápida, o fator tempo foi algo que me chamou atenção e de uma forma otimista", completou.

Durante a reunião de hoje,  a Rússia pediu que Ucrânia se comprometa em não entrar para a Aliança Militar do Ocidente. Enquanto os ucranianos pedem que as forças militares russas deixem o seu território imediatamente. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais